Clube do Pai Rico

S&P rebaixa o rating brasileiro !!

Quarta-feira: a queda ocorrida no Ibovespa dá permissão para o início da tão aclamada correção no mercado local. Todos ansiosos por novas oportunidades após a forte alta vista no Rally de Natal.

Quinta-feira: ABORRRRRT !!!

Uma alta das boas faz com que o índice recupere as quedas de terça-feira e de quarta-feira. Quase consegue romper o atual topo histórico, próximo dos 79.400 pontos …

Penúltimo pregão antes do exercício de opções de janeiro. Só quem já passou algumas primaveras neste mercado sabe a força que eles têm. E pelo o que vimos ontem, mostra que a turma estava com vontade, que tinha a força necessária para fazer acontecer.

Ou …

Quinta-feira: (de noite)

BREAKING NEWS !! S&P rebaixa o rating brasileiro !!

É … Aquela notícia que tantos temiam no final do ano passado, que poderia adiar o Rally de Natal, e que por não vir pode proporcionar a alta vista, veio.

A pergunta que todos se fazem neste momento é a mais óbvia de todas. “Como o mercado irá reagir ?

Como eu disse, o mercado esperava pela notícia. Não será exatamente um surpresa. Mas … 🙄

A única coisa que eu sei é que hoje podemos ter um dia de fortes emoções. Sendo o último pregão negociável antes do vencimento de opções, com a divulgação do rebaixamento sendo feita com os mercados já fechados (as ADRs ainda eram negociadas no after market americano e passaram a operar em queda após a notícia), a proximidade do topo, a possível precificação do evento … Tudo isso promete acirrar os ânimos para hoje. 🙂

É garantia de queda ?

Não … No mercado não existe garantia de nada. 😉

Se a notícia tivesse ocorrido durante o pregão, com os negócios acontecendo, a reação poderia ser bem assustadora. Se tivesse sido assim, a reação normalmente é mais exagerada. (lembra quando houve o corte da Fitch durante o pregão ?)

A queda está afastada ? Não.

Então é dia de alta ? Não.

Então o que vem pela frente ? Não sei … 😀

Só sei que agora o mercado precisará digerir a notícia. Digamos que foi uma surpresa, mas que já era aguardada.

O que fazer !?

A única coisa que eu posso lhe dizer é: siga o seu plano original.

Acredito que você detalhou o que faria caso algo de diferente da sua expectativa inicial ocorresse. Não ? Você não especificou uma estratégia de STOP ? (se não fez, FAÇA !)

Pois então … A única coisa que você deve fazer é seguir o seu plano !

Pode ser que o seu plano seja comprar mais ações caso caia … Como eu disse, você tem um plano, cada um tem o seu próprio plano. 😉

O que não pode acontecer é você sair feito um desesperado para operar uma notícia que ocorreu com o mercado fechado. Aguarde os desdobramentos … Deixe o mercado andar. Deixe as coisas ficarem mais claras. Deixe a água rolar. 🙂

Como disse, era uma notícia esperada, que não veio na hora imaginada, mas que por algum motivo já pode até mesmo estar precificada. (confesso que não é exatamente o que eu acredito, mas …)

Então, sim, até mesmo uma alta é possível de acontecer. 😯

Mas Zé, o que você acha que vai acontecer ?

O que eu acho não importa. O Sr Mercado simplesmente ignora o que eu acho ou deixo de achar. Provavelmente ele dê gargalhadas em relação aos meus pensamentos. Ou simplesmente dê de ombros …

Isso não me afeta. Afinal de contas a minha “briga” não é com ele. A minha “briga” diária é comigo mesmo, tentando melhorar sempre e sempre. 😀

Até acredito que hoje será um dia de queda. Mas como acabei de dizer: “Who cares ?

Fique tranquilo. Tenha seus planos em mãos e siga em frente. 😉