Clube do Pai Rico

Um conceito desconhecido por muitos: quem investe (também) gasta dinheiro !

O Clube já tem mais de 14 anos, e grande parte deste período foi marcado (ao menos para mim) por um questionamento constante em relação ao rendimento obtido em meus investimentos. Sempre que alguém me perguntava sobre o quanto eu conseguia obter, em média, em minhas operações em Bolsa, um comentário (muitas vezes) surgia logo em seguida: “Mas se ganha isso tudo já deveria ter praticamente todo o dinheiro do mundo !!” …

A “alfinetada” surgia por conta do rendimento médio das minhas operações: 5% ao mês. Sim, 5% …

A conta é imediata: se faz 5% ao mês … faz 80% ao ano ! E se faz isso, ano após ano, hoje já deveria ser trilhardário !!

Uma lógica correta. Afinal de contas o poder dos juros compostos é fascinante, e com o passar dos anos um capital, mesmo que pequeno, passa a apresentar enormes proporções com um crescimento anual desta ordem.

O problema é que a grande maioria dos que falam isso se esquecem de um “pequeno“, mas importante, detalhe: o dinheiro ganho pode estar sendo usado ! Simples e direto. 😉

Sim … Eu sei que o choque é enorme, o conceito é desconhecido … mas as pessoas gastam o dinheiro que gastam. Elas precisam pagar contas, se divertir, viajar, mobiliar suas casas, etc etc etc … Se o mercado é a principal (ou em alguns casos, única) fonte de renda da pessoa, os ganhos, por mais altos que sejam, podem ser usados integralmente para deixar o orçamento doméstico em dia.

Mesmo que não seja a principal fonte de renda … Lembra daquele post “Objetivo atingido, prêmio conquistado” ? Pois então … 😉

O problema é que muitos enxergam a “conta dos investimentos” como sendo algo fechado, lacrado, que serve somente para os investimentos e nada mais. Não … muita gente usa parte do rendimento obtido como complementação de renda. Outros, acredite, como principal fonte de renda. Outros vão ainda mais longe: única fonte de renda.

É … a realidade é diferente da teoria que vemos nos livros. Eu sempre insisto nisso, lembra ? 🙄

Agora enxergue uma outra possibilidade ainda mais … impactante. A pessoa tem duas fontes de renda: Bolsa e Trabalho (emprego, empresa própria, não importa). Como a pessoa não tem um salário do tipo que permita não precisar olhar o extrato bancário (como vimos um funcionário das castas superiores do poder público anunciar há pouco tempo), o rendimento obtido na Bolsa pode sim servir como um complemento de renda. Ainda mais quando o fluxo de capital originado deste investimento é constante …

As duas fontes de renda se complementam, e logicamente boa parte pode ser economizada. Mas … não mais do que de repente … a segunda fonte “seca”. A pessoa passa a viver apenas dos rendimentos da Bolsa. O problema é que o nível de gastos dela era “proporcional” ao conjunto da renda … E agora ?

Como você deve imaginar, e sentir na pele, o orçamento doméstico não é algo que possa ser mudado radicalmente de uma hora para outra. Como falei no post “Custos fixos e variáveis: aqui começa a batalha !“, os gastos são divididos em uma série de “tipos”, uns que podem ser interrompidos a qualquer momento, enquanto outros são mais (bem mais) complicados …

A pessoa passa a ter um orçamento “amplo”, mas com rendimentos mais … “enxutos”. E sim, muitos que passam a viver exclusivamente da Bolsa enfrentam este … problema.

No mundo ideal …

No mundo ideal, aquele dos livros, dos exemplos bem claros e que nos fazem sonhar alto, as pessoas têm seus investimentos isolados, pensando somente na aposentadoria, ou na compra de uma bem/patrimônio mais caro.

Já no mundo real … a coisa é um pouquinho diferente. 😉

Resolvi falar sobre este assunto após ler o comentário do Juliano, publicado ontem em um post aqui do Clube:

Ola! Sou daytrader e tenho obtido na media 30% a.m. Sabemos que os juros não são compostos, então não adianta vir um engraçadinho e dizer que daqui a pouco terei todo $ do mundo. O capital é fixo, o dinheiro ganho é gasto. Quanto maior o capital, mais difícil é obter ganhos altos. Pela minha experiencia, ate 400k é possível fazer 30%.

E é a mais pura verdade ! Em poucas palavras ele conseguiu traduzir o que eu tentava falar nestes últimos (muitos) anos. 🙂

Infelizmente os juros compostos, que poderiam fazer um verdadeiro milagre em uma situação dessas, não podem ser aproveitados na íntegra …

Ah Zé, mas você não poderia considerar dinheiro ganho de investimento como renda …

Poder não podia” … mas e se essa é a sua fonte de renda. Como faz ? 😉

Como eu disse, a realidade é um pouco diferente (para não dizer completamente …) da teoria. E você precisa encarar as coisas como elas realmente o são. 😀

 

Gostaria de saber como obtenho esse resultado ? Conheça o …