Clube do Pai Rico

Vamos acabar com a Previdência ?

Cá estou eu, mais uma vez, com uma proposta controversa, sem estar embasada em nenhum estudo, em números, em praticamente nada. Apenas no bom e velho bom senso. 😉

Nos últimos tempos muito tem se discutido sobre a necessidade de uma reforma no sistema previdenciário brasileiro, tendo em vista o deficit existente nas contas (e não, não adianta você me dizer que não tem porque tem !) que acaba sendo pago pelo governo federal através do – surpreenda-se agoraseu dinheiro.

É … De uma forma, ou de outra, no final das contas, quem paga o pato é sempre a população. Sejam os que ganham mais, por terem alíquotas mais elevadas no Imposto de Renda, sejam os que ganham menos, através da pesada carga tributária existente em todo e qualquer produto e serviço que consomem.

Sim meu amiguinho, você que defende a manutenção do sistema atual está defendendo algo que mete a mão no seu bolso sem que (muitas vezes) você perceba.

O foco das discussões, atualmente, é a idade mínima para a aposentadoria. E pelo andar da carruagem, pode vir a ser a única coisa que será (será ?) aprovada. Um aumento na idade mínima para nos aposentarmos faria com que os gastos da Previdência diminuíssem enquanto o valor recebido através das contribuições aumentasse. Ao menos durante um período …

São tantas as coisas que poderiam ser feitas … São tantas as coisas que precisam ser feitas … 🙄

Mas muitos insistem em manter as coisas como estão. O governo mente sobre o deficit, dizem eles …

A grande “coincidência” nessa história, é que a maioria dos que defendem a permanência das coisas como estão são aqueles que têm garantidos os altos salários recebidos enquanto na ativa. São os mesmos que têm inúmeras vantagens. São aqueles que ganham bem acima da média.

Mas não é sobre isso que eu quero falar. O que eu quero falar é sobre a extinção da Previdência como conhecemos hoje. Pura e simples …

O que você acha da ideia ?

Acabamos com o sistema previdenciário como conhecemos, para os que começam agora, oferecendo a eles uma nova (e única) alternativa: o valor que seria descontado do seu salário, destinado à sua aposentadoria é seu para fazer o que bem entender dele.

Sim, controle total sobre o dinheiro da sua aposentadoria. Não seria lindo ? 🙂

Você poderia fazer o que quisesse com esse dinheiro. Poderia investir nas ferramentas de sua preferência, da forma que melhor lhe parecer.

Mas é claro que você não receberia o dinheiro em suas mãos … Afinal de contas ele é para a sua aposentadoria.

Você receberia a grana através de uma conta especial, uma espécie de conta investimento. Lembra dela ? Pode ser que não … Afinal já fazem quase 10 anos que ela acabou junto da CPMF.

A conta teria a única função de centralizar os seus investimentos destinados à sua aposentadoria. Tudo o que entrasse lá, só poderia ser retirado após a sua aposentadoria. Sem brechas, sem concessões. Seus investimentos ficariam centralizados nesta conta, e lá você escolheria se o dinheiro seria investido em Renda Fixa, ou Variável. Se investiria em Títulos do Tesouro, ou na Bolsa de Valores. Se em Fundos de Renda Fixa, ou Fundos de Investimento em Imóveis (FIIs).

Durantes os anos em que você trabalha, uma parcela do seu salário – como já acontece hoje com o INSS – seria destinado para esta conta. O bolo iria crescendo até o momento em que você fosse se aposentar e poder fazer uso dela.

Nesta proposta você receberia mensalmente de aposentaria apenas aquilo que realmente tem direito. Apenas aquilo que acumulou durante os anos de trabalho. Sem aquelas “mágicas” que vemos acontecer, onde o cidadão trabalha a vida inteira ganhando R$5 mil e na hora de se aposentar, passa a exercer uma função que receber R$15 mil (“dias” antes da aposentadoria) e tem a garantia de receber este valor pelo resto da vida.

Nada de vermos o Estado precisando tirar dinheiro da Educação, da Saúde, das obras de Infraestrutura para poder bancar as contas que não fecham. Cada um seria responsável pelo seu próprio dinheiro. Pelo seu próprio destino.

“Mas Zé, 99% da população não sabe cuidar do próprio dinheiro”

Sim, pode até ser … Mas será que um choque de realidade, como o promovido por esta mudança, não serviria de incentivo para que muitos finalmente passassem a dar a devida importância ao tema ?

Será que a partir do momento em que a necessidade aparece, as pessoas não passariam a procurar mais informação sobre o assunto ?

Mas ok … As pessoas não têm “condições” de cuidar do próprio dinheiro. O que elas fariam ?

A conta teria a condição básica de que se nada for feito com o dinheiro lá existente, ele seria aplicado diretamente em títulos do tesouro. Isso, se você não fizesse nada, o dinheiro da sua conta investimento seria transformado em títulos do tesouro. (mediante a cobrança de uma – pequena – taxa de manutenção, claro …)

Isso ! Quem não tivesse “condições“, ou não quisesse se “incomodar” com o “trabalho” que dá cuidar do próprio dinheiro, veria seu dinheiro sendo destinado, mensalmente, a títulos que oferecem um bom rendimento mensal.

Veja que isso é diferente de uma previdência privada. Especialmente no quesito taxas. 😉

É cada um cuidando do seu. Sem a necessidade de termos um Estado “mãe” passando a mão na cabeça o tempo todo e tirando dinheiro do “próprio” bolso para inteirar as contas.

Sonho meu … Sonho meu …

Utopia ? Algo que viria a prejudicar os mais humildes ? Somente poucos seriam beneficiados ?

Será ? Será que no final das contas isso não serviria a um bem maior ? Será que o resultado deste “experimento” não seria vermos uma melhora significativa na forma com que a população lida com dinheiro ? Será que além disso não veríamos o Estado “livre” para investir mais e melhor nas áreas onde realmente deveria se dedicar ?

Sim … Posso estar sonhando acordado. Posso estar falando besteira … Mas custa pensarmos em alternativas ao sistema existente hoje e que (definitivamente) não está funcionando ?

Eu prometo estar aqui, disposto a lhe ajudar no que for preciso. Dando-lhe as informações necessárias para que você possa crescer financeiramente. Repassando conteúdo e conhecimento para que você possa aprender outras formas de usar e rentabilizar o seu dinheiro. Seja através de cursos (como é o caso do Double PUT Double CALL, já conhece ?), seja através dos Artigos aqui publicados, seja através do contato direto através do e-mail para tirar suas dúvidas. 🙂

O que você acha da ideia ?