Clube do Pai Rico

Venda de CALL de Petrobras ? Ao menos para o vencimento de maio eu tô fora !

Uma das coisas que mais gosto de fazer aqui no Clube é poder compartilhar com você a forma com que penso, com que enxergo as coisas que estão acontecendo ao nosso redor. É algo que gosto e que me deixa com bastante receio … 🙁

Por que receio ? Fico com medo que você encare o que digo como sendo uma indicação direta de uma operação a ser feita, ou coisa do tipo. (e isso NÃO é uma indicação, ok ?)

O problema é que existem momentos em que me sinto impedido de ficar calado. Existem momentos em que preciso falar, compartilhar um pouco da experiência que acumulei nestes 20 anos de mercado, sempre visando o bem de todos.

E estamos vivenciando um destes momentos …

Como você deve saber, meu foco operacional é inteiramente dedicado ao investimento em Opções de PETR4. Eu vivo esta ação, 24h, 7 dias por semana. Tento me manter informado sobre tudo o que ocorre com a empresa, todos os possíveis eventos que tenham poder de influenciar direta, ou indiretamente as cotações da ação.

Claro que não tenho como saber de absolutamente tudo o que acontece com ela. Na verdade, é praticamente impossível que qualquer pessoa saiba. Mas eu ao menos tento …

Quando será divulgado o resultado do trimestre anterior ? Como vem se comportando a política de preços dos combustíveis ? Existe alguma previsão de venda de alguma fatia da empresa ? Como anda o estudo em relação ao retorno do pagamento dos dividendos ?

São inúmeros fatos e eventos que têm o poder de influenciar esta ação. Da mesma forma que ocorre com qualquer ação …

Mas, como disse, opero única e exclusivamente com ela.

A maioria das coisas têm poder de influenciar o comportamento da ação. Um comportamento de longo prazo na maioria das vezes. Ou talvez algo mais pontual, mas de menor intensidade. Mas …

… alguns eventos trazem um poder EXPLOSIVO em sua formação, e estamos diante de um.

Já ouviu falar da cessão onerosa ?

Resumindo:

A cessão onerosa é um contrato em que a União cedeu à Petrobras o direito de explorar e produzir cinco bilhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás natural) em seis blocos do pré-sal da Bacia de Santos, em 2010. A Petrobras pagou R$ 75 bilhões naquele ano por este direito. A medida foi parte do processo de capitalização da companhia, no qual a Petrobras levantou recursos para fazer frente aos investimentos previstos para o desenvolvimento dos campos do pré-sal. A complexa engenharia financeira realizada no governo Lula tinha o objetivo de permitir que a empresa levantasse recursos e que a União não tivesse sua participação na estatal diluída.

Posteriormente, foi descoberto que a área dos seis blocos tinha reservas superiores a seis bilhões de barris, o que foi chamado de “excedente da cessão onerosa”. Cálculos atualizados da Agência Nacional do Petróleo (ANP) indicam que esse excedente pode conter de seis bilhões a 15 bilhões de barris em reservas.

Ao ceder os cinco bilhões de barris à Petrobras, foi fixado um preço de US$ 8,51 por barril, considerando o preço de reserva (sem custo de exploração). O contrato previa que o valor seria revisto quando os campos já contassem com a declaração de comercialidade, ou seja, quando houvesse mais segurança a respeito do volume de petróleo. Isso ocorreu em 2014. A partir daí, começaram as negociações entre Petrobras e União.

A estatal tem uma avaliação técnica dizendo que tem recursos a receber nesse acerto de contas em razão da queda das cotações do preço do petróleo a partir de 2015. Até pouco tempo, havia um consenso de que a Petrobras teria direito a ressarcimento, e uma das alternativas era que a empresa recebesse mais petróleo.

Portanto, a expectativa é de que veremos uma maciça injeção de capital na empresa por conta deste “ajuste”.

E por maciça, entenda por MACIÇA mesmo ! Algo em torno de U$15 bilhões é a cifra que mais se ouve.

Já pensou o que isso faria com as finanças da empresa ? Lembra que ela tem dívidas próximas a U$90 bilhões, que a tornam a 8ª empresa mais endividada do mundo ?

Sim, se for confirmado, o valor seria suficiente para reduzir, e MUITO o tamanho do buraco. 🙂

E é nisso que muitos estão de olho.

Mas qual a relação disso com eu não vender CALL neste momento ?

Simples: a notícia do acerto da cessão onerosa será divulgada “do dia pra noite” (mais provavelmente da noite pro dia, mas tudo bem) e isso faria com que a abertura da ação no dia seguinte à divulgação fosse explosiva. Muitos esperam por uma alta de 10%, outros de 20%, outros até mesmo de maior proporção.

E se isso ocorrer … não existe método de proteção do capital (para quem estiver vendido sem ter as ações) 100% eficaz. É o tipo de movimento de abertura que fará com que a pessoa que vendeu uma opção CALL da empresa perca parte de seu patrimônio.

Isso pode ser visto na posição alugada em PETR4, em uma mínima histórica. Isso pode ser visto pelo IQ das opções dela, que mostram que os tubarões estão de olho em um movimento de alta.

Oras … se existe no radar um evento que tem tamanho poder de fogo, por quê eu iria agir de uma forma que pudesse me trazer algum ferimento mais grave ? Se existe a expectativa de um evento que tem forças para levar a cotação às alturas, porque me posicionar de uma forma que poderia fazer com que eu perdesse parte do meu patrimônio ?

A venda travada te permitira limitar as perdas Zé !“. Sim poderia … mas seria perda também, não ?

Vende vem fora do dinheiro Zé !“. Sim, poderia fazer isso … mas qual será o tamanho da explosão ? Não veria a minha venda sendo afetada também ?

Então tomei uma decisão: até a divulgação da cessão onerosa eu permanecerei fora da venda de CALL de PETR4. Não tem nenhum motivo para me posicionar em algo que tem uma expectativa de movimento que pode me causar perdas. Posso ficar de fora, apenas olhando a tempestade passar. Concorda ?

Se achas que vai subir, então por quê não comprar CALL Zé ?“. Simplesmente porquê eu não sei se vai vir …

Sim, existe a expectativa de que virá um forte movimento de valorização. Mas e se o valor acertado for menor do que o imaginado/desejado pelo mercado ? Ou se vier o contrário, algo como a “empresa é quem deve para o governo” ? Sim … tudo é possível e esta possibilidade já foi levantada.

Existe a expectativa. Não a certeza …

E se existe a expectativa, não devo eu tomar as providências que podem me proteger de tal evento ?

É isso que farei: por saber que existe uma chance de vermos isso ocorrer, pra que vou me arriscar sem necessidade ? A meu ver estarei abrindo mão de um possível ganho, contra uma possível perda. Na minha balança isso tem importância. E espero que na sua também. 😉

Uma coisa é ser pego de surpresa por um Cisne Negro … Outra coisa é você saber que um evento de proporções equivalentes a um está se aproximando. Concorda ?

Mas Zé, o Double PUT Double CALL não te protege desse tipo de evento ?” Sim, protege ! Mas mesmo protegendo ele poderia trazer alguma perda para o meu patrimônio. Se vier uma alta de 20% na abertura, na direção contrária a da minha operação, uma perda de 5% do capital seria possível de ocorrer para quem estivesse “a plena carga” no método. Quem estivesse no modo “normal” não perderia absolutamente nada … Mas quem tivesse entrado com carga total, alguma perda poderia acontecer. (e sim, essa é uma perda pequena para um evento com tamanho potencial como é o caso da cessão onerosa, em uma estratégia que te permite alavancar seus ganhos como é o caso do Double PUT Double CALL)

E se há chances de algo ser perdido, sabendo que o evento se aproxima … Por que vou me arriscar sem necessidade ?

Ser pego de surpresa por algo do tipo é uma coisa … Ser pego “propositalmente” não faz muito sentido a meu ver. Ou estou errado ?

Portanto: EU não vou vender CALL de PETR4 por enquanto … Em breve saberemos se adotei a postura certa ou não.

Agora … as PUT dela … 😉