Vending Machines ||| Guarda Chuva – Análise Crítica

É por isso que o Clube cresce a cada dia: Os que dele participam sempre querem ajudar os outros. 🙂

Lembram do post sobre vending machines de guarda-chuvas ? Um dos participantes do fórum resolveu desenvolver um pouco melhor a ideia inicial. Ele fez uma pesquisa sobre a possibilidade de sucesso do investimento.

Com base nesta análise vimos que o negócio não parece ser “tão promissor” … mas se a máquina existe, não estaria dando resultado para alguém ? Onde está o pulo do gato que podemos estar esquecendo ?

Analise você também e depois diga quais foram suas conclusões.

Muito obrigado thefernandoman !!

Oi Gente!!
Tudo bem?
Estou fazendo um plano de negócios, baseado na idéia do Zé (Creio que ele não vai ficar chateado). Mais especificamente, a idéia de se difundir vending machines de guarda-chuvas
Então, vou contar a história:

Depois de ler o post do Zé, eu fiquei matutando para ver se a idéia era viável economicamente. Então, resolvi correr atrás de dados. Primeiro, procurei um fornecedor de máquinas, e concluí que o custo de compra de uma unidade estaria entre R$3.000 e R$3.500, dependendo da quantidade de unidades que seria comprada. O guarda-chuva(preto), estaria custando R$1,80 a unidade, e a máquina que eu pesquisei comporta 50 peças.

Ok, visto o equipamento e o produto, faltava um ponto. Como eu moro na Grande POA, logo lembrei da Trensurb, a empresa de trens urbanos na nossa zona metropolitana. Com uma certa facilidade descobri que os preços de locações diversas eram tabelados (pudera, empresa do governo…), e estavam divulgados na internet. Vendo o tópico que se referia a máquinas de vendas automáticas, vi que o valor do aluguel (independente da estação, movimentada ou deserta) era de R$300,00 mensais por máquina.
Um adicional, é que a Trensurb exige CNPJ para negociar o aluguel do espaço. Ou seja, um custo a mais.

Pondo esses valores no plano, aqui transcrevo (valores p/ 1 máquina):

->Investimento inicial:
Vending Machine: R$3500,00
Estoque inicial: (200 pç): R$360,00
Frete até a estação trensurb (estimativa): R$150,00
Banner da máquina: R$40,00
Arte do banner (Eu mesmo faria): R$50,00 * Estou colocando porque se eu não fizesse, teria de pagar e a arte é simples.
Cadeado para a máquina: R$15,00

Total: R$4.115,00

->Custos fixos mensais:
Custo de oportunidade (0,7%/mês): R$28,80
Aluguel do espaço: R$300,00
Custo aprox. Microempresário Individual: R$60,00
Reserva para manutenções(2%): R$70,00

Total: R$458,80

->Custo variável:
Guarda-chuva: R$1,80
Imposto (4% pelo MEI): R$0,20

Preço de venda por unidade: R$5,00 (Imaginei que mais do que isto, seria inconveniente para o público…)
Em todo caso, a pessoa que compra um guarda-chuva de uma máquina destas, se sente pressionada porque provavelmente tem um guarda-chuva em casa (Entretanto não quer se molhar)…

Meu conhecimento de mercado é mínimo, e pretendo conversar com os ‘oportunistas’ que vendem guarda-chuvas como ambulantes quando chover aqui, para saber o volume de vendas que eles conseguem. (Entretanto eu acho meio improvável que eles me passem essa informação…)

No entanto, vejam como o ponto de equilíbrio fica lá em cima, com os valores apresentados….

Margem de contribuição por unidade: R$3,00
Custo fixo: R$458,80
Ponto de Equilíbrio: 153 unidades/mês!

O que me faz crer que o negócio é inviável, pelo menos com um aluguel destes… Na verdade, talvez com a compra de mais guarda-chuvas (e mais máquinas), os custos relativos baixem, e o negócio se torne viável, mas só para quem tem um bom capital a investir.

Estou pesquisando outros pontos e tentando achar um histórico do tempo (alguma dica?) para ter dados mais concretos a respeito do mercado, que é minha única e decisiva incógnita nesse negócio.

Espero ter explanado bem, e aguardo sugestões para melhorar a viabilidade deste negócio!

Grato! 😀