Clube do Pai Rico
Adquira o seu agora mesmo!


Você deixa tudo para depois ?

O meu maior defeito (ao menos o maior que eu consigo identificar, afinal para quem “vê de fora” as coisas podem ser um pouco diferentes) é o de deixar tudo para depois.

Sim, sou um procrastinador … 🙁

procrastinar
(latim procrastino, -are)
v. tr.
1. Deixar para depois. = adiar, postergar, protrair ≠ antecipar
v. intr.
2. Usar de delongas. = delongar, demorar, postergar ≠ abreviar, acelerar, despachar-se

O pior é que muitas vezes isso é feito com as coisas mais básicas que me cercam. Exemplo ? Estou desde o início do ano para cancelar o serviço de telefonia do apartamento da praia … mas o “amanhã eu faço isso” vence todos os dias. Tenho que dar uma olhada em uma pilha de revistas antigas que foram guardadas por algum motivo (ou porque tinham alguma matéria em especial, ou porque eu simplesmente ainda não as tinha lido), faz pelo menos 1 ano que “vou organizá-las” …

Já pensei em muitas maneiras de tentar acabar com isso, afinal foi uma das resoluções de ano novo deste ano. A única que ainda não consegui levar adiante.

– Fazer listas do que deve ser feito ?

Já fiz … não adiantou, a lista acabava crescendo e somente os itens “mais agradáveis” acabavam sendo feitos.

– Diminuir a tarefa em tarefas menores ?

Já fiz … não adiantou, a lista cresceu tanto – afinal agora tinham muitos novos itens – que o pouco de empolgação para realizar as tarefas sumia por completo.

– Me organizar ?

?? Como que “organizar” fará com que eu deixe de adiar tudo ? Juro que não entendo …

(ah … antes de qualquer coisa, sim, sou um cara “organizado” – não do tipo doente, claro, hehehe)

Eu até já pensei no que poderia fazer para acabar disso de uma vez por todas e “criei” duas técnicas: penalizações e post-it

Penalizações

Uma das coisas que passou pela minha cabeça foi a de instituir penalizações para as tarefas não cumpridas. Passaria a lista do que deveria ser feito para minha esposa, por exemplo, e ela se encarregaria de somente me passar a penalização pelas tarefas não cumpridas. Não seria uma cobrança de algo que deveria ser feito, mas sim a cobrança da multa por não ter feito, afinal eu sei o que deve e o que não deve ser feito. O problema é fazer …

Já vi muitas pessoas usando “técnica” parecida, mas o que vi trabalhava sempre com bonificações pela conclusão das tarefas. Não concordo com essa ideia … afinal o negócio é para ser feito, se não fez tem que ser penalizado … e não o contrário.

Post-it

Cheguei até mesmo a pensar numa técnica extremista, praticamente camicaze …

Cada tarefa deveria ser anotada num post-it, e eles seriam colados na tela do meu monitor. Não levei adiante … antes de pensar em começar cheguei à conclusão de que em apenas alguns poucos dias não conseguiria enxergar mais nada …

O pior de tudo é que não faço isso por mal … ou por realmente querer … apenas faço. Ou melhor (ou seria pior ?) não faço

Dividindo experiências e resultados

Alguém já passa por isso ? Ou melhor, passou por isso ?

O que fez ? O que faz ? Como conseguiu melhorar ?

Preciso fazer alguma coisa … e dessa vez fazer alguma coisa é realmente fazer alguma coisa … 🙁