Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!


Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?

A realidade é cruel: Infelizmente, a grande maioria das pessoas só começa a partir em busca da tão necessária Educação Financeira depois de o problema – $$$ –  já ter sido criado … E o pior, vai atrás, “não gosta do que vê” e continua errando

A razão para o problema é uma só, simples, e todos conhecem: Quando se gasta mais do que se ganha, o saldo no final do mês é negativo. Mas é incrível como tem gente que insiste em “não entender” esta simples regra. Uns jogam a culpa no baixo salário, outros no elevado custo de vida, alguns ainda apelam para o “preciso ter direito a alguns luxos” … Tudo isso nada mais é do que justificativas falhas para tentar enganar única e exclusivamente uma só pessoa: Você mesmo !

Quem mais estaria sendo prejudicado com esta mentirinha ? Certo, seus familiares … mas por que eles estarão sendo prejudicados ? Porque você se enganou e acabou trazendo eles juntos.

Não adianta, a única forma de mudar a situação é tornar os seus gastos compatíveis com a sua renda. Ou você aumenta a renda ou diminui seus gastos. Não existe mágica nem milagre, somente a coisa mais natural e óbvia que existe.

Alguns teimam em tentar aparentar ter um estilo de vida que nada tem a ver com a sua real situação financeira, precisam ostentar tudo e mais um pouco para fazer com que algumas pessoas que estão à sua volta acreditem que ele é realmente “tudo aquilo que aparenta”.

Aparência, o maior inimigo do seu bolso

Quem nunca desejou poder ter as roupas que estão na moda ? Ou ainda, jantar nos restaurantes mais badalados … Ou fazer inúmeras viagens para as cidades mais conhecidas  … Ou ter o carro do ano … Ou ter o celular que foi o último lançamento … Ou aquela MEGA TV de LCD/Plasma/LED … Ou fazer “aquela” festa no final de semana com os amigos … Ou ter a despensa lotada de tudo o que há de bom para se comer … Ou morar na melhor casa/apartamento da cidade … Ou ter uma bela casa/apartamento de praia … Ou ter aquela bela casa/sítio/fazenda …

São tantas as opções que eu poderia ficar aqui listando-as durante semanas que não acabariam. Mas, de toda esta lista ( esta e o que poderia ser incluída nela ): O que realmente é necessário ? Tenho certeza que todos concordarão que a lista das necessidades seria muito menor, não é mesmo ?

Estou dizendo que você não pode ter nada do que foi listado ? Muito pelo contrário, eu quero que todos vocês tenham tudo isto e muito mais ! Mas o problema é que desejo isso somente para os que realmente podem ter estas coisas. E te garanto, a grande maioria está longe de poder …

Melhore o seu Fluxo de Caixa

Como eu já falei, não existe mágica, a única maneira de conseguir manter as contas em dia é vivendo dentro da realidade. Se ganha R$ 1.500,00, leve uma vida condizente com este valor. Se quer ter mais regalias, aumente o valor que ganha mensalmente ou troque alguns dos atuais gastos pelos novos. É impossível querer ter tudo ao mesmo tempo.

Por exemplo: Nos últimos 6 meses, o que você fez para aumentar o valor que entra em seu Fluxo de Caixa mensalmente ? Foi atrás de alguma novo ativo para a sua carteira ?

Outro exemplo, você atualmente está no vermelho, ok … não consegue encontrar onde é possível cortar gastos, ok … não consegue encontrar nenhuma forma de aumentar seus ganhos, ok … Se lembra do post sobre as vagas para recenseador do IBGE ? Você foi atrás ? Sabia que na maioria dos estados não apareceram candidatos suficientes para completar as vagas oferecidas ? Isso mesmo … um “concurso público” onde existem mais vagas do que candidatos …Por que você nem ao menos cogitou em participar ?

Amigo, na hora do aperto é preciso dar algo a mais … cortar gastos que realmente são necessários, mas que podem ser cortados sem problema algum … aumentar os rendimentos, seja com bicos, horas extra ou oportunidades como a do IBGE … Entenda que a “besteira” já foi feita, agora é hora de dar um jeito nela, resolver o problema e se preparar para que nunca mais aconteça. Ok ? 🙂

Dê uma olhada em dois outros artigos já publicados aqui no Clube que ajudarão no processo de “cura”:

Pai Rico ||| Pague-se primeiro
Pai Rico ||| Objetivo atingido, prêmio conquistado

E claro, conte com a nossa ajuda. Os membros do Clube do Pai Rico sempre tentam ajudar a todos que realmente desejam isso. Já vi MUITOS que foram ajudados e hoje dão exemplo de como cuidar do seu bolso. 😀