Clube do Pai Rico

Você pode não ter visto … mas ontem teve decisão do COPOM !

É … a coisa anda tão maluca nos últimos tempos que a reunião do COPOM deste mês pode nem ter entrado no teu radar de notícias do dia de ontem.

Natural … a avalanche de acontecimentos que temos visto nos últimos dias, por conta da eleição presidencial, é quem dita o ritmo da coisa. E esse ano o bicho tá pegando !! 😯

Bom, se você viu: parabéns ! É uma pessoa antenada e que está tentando se manter em dia com as coisas que impactam o seu bolso. Se não … basta seguir o Clube (o Twitter é uma excelente escolha !) que eu te ajudo com isso !! 😉

Zé, para de enrolar e diz qual foi a decisão do COPOM caramba !!

😀

Não mudou nada ! SELIC em 6,5% ao ano. Talvez por isso não tenhamos visto nenhum destaque para a reunião deste mês …

Portanto fica tudo como está. Tudo … até mesmo o valor que você tem aplicado naquela aplicação de renda fixa que te indicaram. O problema é que fica tudo tão na mesma, que às vezes parece que o valor aplicado também permanece igual. Olhamos o saldo todos os meses e parece que o bolo não cresce …

Já ficou com essa impressão também ?

É … Tenho ouvido essa “reclamação” de muita gente nos últimos meses. Bastou a SELIC cair, vindo pra um dígito, para começar o #mimimi.

“No que posso investir pra fazer o meu dinheiro render ?“, repetido em todos os cantos …

O problema é aquele que eu já falei inúmeras vezes: não existe escapatória ! Você quer encontrar um investimento que renda “muito”, mas quer permanecer no MESMO tipo de investimento … Quer encontrar algo que volte a entregar 1% ao mês, mas quer deixar o dinheiro na poupança … no CDB … no Tesouro Direto …

Ok … No Tesouro Prefixado/IPCA você quaaaase encontra isso, mas não é o que a maioria quer, pois é preciso deixar o dinheiro parado na aplicação até o vencimento do título. A maioria quer aquela mobilidade marota, aquela liquidez imediata e segurança total (da renda fixa) e ainda obter um retorno “elevado”.

Eu já disse, e repito: o sonho acabou galera. Ao menos por enquanto isso não existe mais !

Quer obter um retorno um pouco mais alto ? Você precisa direcionar parte do seu patrimônio para o investimento em Bolsa. Você precisa colocar seus pés no terreno da renda variável. O universo é vasto … Você pode investir em ações, Fundos de Investimento Imobiliários, pode fazer uso das Opções para incrementar seus ganhos. Cada um com um nível de risco, um nível de retorno.

Mas você precisa direcionar parte do seu portfólio para a Bolsa. Comece pequeno … 5%, 10% da sua carteira de investimento. Comece por um ETF que replique o Ibovespa, comece por um FII para manter a “tranquilidade do investimento em imóveis”. Aos poucos você se aprofunda nos estudos, conhece novas ferramentas, avança em suas estratégias.

Um passo de cada vez … devagar e sempre. Mas é preciso que você dê o primeiro passo.

Não é preciso ter medo do investimento em Bolsa. É preciso ter respeito por ela. Conhecendo a forma com que as coisas funcionam, sabendo o que influência, o que é real, o que é mito. É o medo do desconhecido que impede muita gente ter a sua primeira vez na Bolsa.

Acredite: se você quer obter rendimentos um pouco mais elevados nas atuais condições de mercado, você precisa incluir um pedaço de renda variável em sua carteira. Nada de exageros. Nada de “aventuras”. 😉

Se o motivo para que você ainda não tenha feito isso é a falta de conhecimento sobre o assunto, me permita ajudar: conheça o Minha 1x na Bolsa ! Um curso criado por mim, com todo o cuidado, carinho e dedicação que você já conhece. Pensado em entregar aos alunos aquilo que é realmente necessário para se começar a investir na Bolsa. Nada de blá blá blá, tudo prático, objetivo e direto.

Lembre-se: será a sua primeira vez. Nada melhor do que alguém com mais experiência (opero há 20 anos) para orientar nesta longa jornada. Um passo de cada vez.

Acho que o comentário enviado por um dos alunos do curso ilustra bem a ideia por trás de sua criação:

Em relação ao curso Minha primeira vez na bolsa, estou fazendo e realmente nos limpa a mente de preconceitos, me fez querer entender muito mais.”

Rafael Nogueira – aluno do Minha 1x na Bolsa