Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

Você sabe quais são os códigos de vencimento das opções ?

Em todo esse tempo que me vejo envolvido com o investimento em Opções, tem um ponto que parece “atormentar” de forma generalizada quem opera com elas: os códigos de vencimento.

Para quem não sabe, as opções possuem um código específico para identificar qual é o seu mês de vencimento. 🙂

No próprio ticker da opção (aquela “sopa de letrinhas”), existe uma letra que é responsável por essa função. E mais, esta mesma letra é capaz de identificar se uma opção é do tipo CALL ou do tipo PUT. 😀

É a 5ª letra do ticker. As quatro primeiras identifica a qual ação aquela opção é ligada, a 5ª ao vencimento (e o tipo daquela opção), e os números restantes referentes ao strike dela. Tudo padronizado e que nos ajuda a identificar uma opção somente ao bater o olho. 😉

Exemplo:

PETRG19 – Opção da Petrobras PN, do tipo CALL, com vencimento em julho, com strike em R$18,96.

Tudo isso saiu daqueles 7 caracteres … 🙂

Com o tempo você vai se habituando com os códigos e eles passam a ler lidos de forma natural, quase como se fosse uma palavra de sua própria língua, de seu próprio idioma “mãe”. 😉

Mas até lá … como saber quem é quem ? Como identificar quando aquela opção vai vencer ? Como saber se a opção que estou de olho é uma opção de compra ou uma de venda ?

É … você precisa colar, não tem jeito. Sim: colar. Você precisará fazer uso de uma “tabelinha” que te ajude nesta hora, um lembrete, um material de apoio para consulta. 😀

Pensando nisso, resolvi compartilhar com você alguns dos slides que são usados na aula onde os códigos são apresentados para os alunos do Double PUT Double CALL.

Usando o exemplo acima, vemos que o 5º caractere do ticker é a letra “G“. Olhando para os dois slides abaixo, podemos encontrar a letra no 1º, referente às opções do tipo CALL. Ainda neste slide podemos ver que ele corresponde ao mês de julho, ao vencimento do mês de julho.

E sim, é tão simples quanto parece ser. 🙂

E se fosse a PETRW19 ? Basta olhar os 2 slides, encontrar a letra e com isso determinar o tipo e o mês de vencimento da Opção. No caso ela é uma opção do tipo PUT, com vencimento em novembro.

 

 

Se você quiser as versões em alta resolução, para imprimir e deixar ao seu lado na hora de operar, faça o download aqui:

códigos das opções do tipo CALL
códigos das opções do tipo PUT

E claro, se quiser se aprofundar no tema Opções, indico que você conheça o meu curso, o Double PUT Double CALL. 😉

Será um prazer lhe ajudar nesta jornada de aprendizado e evolução ! 😀