Zé, como você faz para usar o seu dinheiro do CDB em época de vacas magras ?

Pergunta:

Olá boa noite!!! Adoro o site de vocês e sempre busco estar ligado nas dicas todos os dias. Estou precisando de um conselho e gostaria muito da opinião de vocês como consultores financeiros. Sou funcionário do ramo offshore e com essa queda nas atividades estou sofrendo o mesmo que muitos brasileiros. Estou desempregado no momento e tendo bastante dificuldade de retornar minhas atividades pois as atividades desse rama ando de piorando a cada dia. Eu possuo 200k um investimento em CDB que está me rendendo 100% do CDI com liquidez diária. Estou nesse investimento a quase dois anos, e estava pensando em começar a realizar saques mensais referentes ao valor do rendimento. Penso nisso pois as contas continuam chegando e preciso de mais tranquilidade para realizar esses pagamentos. Estava pensando em usar esse dinheiro do rendimento mensal para realizar esses pagamentos.

Já passou por essa necessidade? Gostaria de saber qual seria a melhor forma de realizar esses saques todo mês.

Obrigado!!

Sucesso..

Resposta:

Bom dia Gabriel,

Muito obrigado ! O que compartilho aqui no Clube é uma forma de retribuir por tudo o que tenho, de contribuir para que outros possam chegar lá também. Uso como exemplo as coisas que faço, que uso, que conheço. São poucos os textos que publiquei após pesquisar exclusivamente para a criação de um post. Portanto, priorizo o lado prático da coisa. Deixo a “teoria” para os livros. 😉

E isso me chama a atenção para um trecho do seu questionamento: a minha opinião não é a de um consultor financeiro. A minha opinião é a de quem se envolveu bastante no mundo das finanças por necessidade, por gostar do assunto, para tentar encontrar a melhor maneira de fazer com que as minhas próprias economias tenham um rendimento mais interessante. Se possível, um pouco acima da média.

A sua pergunta me dá a oportunidade de falar sobre o que faço. Exatamente o que faço. 😀

Se eu já passei pela necessidade de usar a grana que está aplicada em meus CDBs ? Claro ! Lembra que no final do ano passado publiquei um texto falando sobre como fico de tocaia, aguardando pela melhor oportunidade de entrar em uma operação ? Falei sobre isso no post “Em busca da próxima oportunidade de investimento“. Nele falo sobre como procedo em minhas operações, esperando pelo momento mais oportuno de iniciar um trade.

Muitas vezes fico semanas sem ficar posicionado, seja na compra ou na venda, por não ter nenhum sinal mais claro de como operar. Existem momentos do mercado onde tudo parece muito indefinido. Por que entrar em uma operação somente por entrar ? Sem ter nenhuma sinalização que nos dê um pouco mais de “certeza” sobre a direção das cotações? Entrar por entrar, para fazer dinheiro, é muito perigoso …

No começo de 2016 fiquei semanas, praticamente meses, sem realizar uma única operação. A derretida que vimos em janeiro, a indefinição de fevereiro, o começo da puxada em março … Tudo isso ocorreu, ao menos para as minhas ferramentas de análise, de forma discreta. Não consegui encontrar pontos que me permitissem realizar um trade com a tranquilidade que eu precisava.

Por que arriscar ? Melhor ficar quieto, esperando por um sinal mais claro, do que entrar com grandes chances de perder parte do capital. A volatilidade que vimos não me proporcionava pontos de STOP condizentes com o nível de risco que gosto de enfrentar. 🙂

Fiquei só olhando … usando parte do dinheiro que está no CDB que serve de garantia para as minhas operações. 😉

E de que forma eu faço uso desse dinheiro ? Simples: resgato na hora em que preciso dele. Como a liquidez é diária, com o dinheiro caindo na conta no momento do resgate, eu espero surgir a conta (condomínio, plano de saúde, fatura do cartão, etc) para fazer o resgate. Sim, no dia do vencimento do boleto eu faço o resgate e efetuo o pagamento. Simples assim.

Não existe a necessidade de se fazer um resgate maior, com toda a rentabilidade do mês, em um único momento. Posso fazer quantos resgates quiser, na hora em que me for solicitado. A única coisa que precisa ser observada é o valor mínimo de resgate que o seu CDB lhe oferece. Sim, alguns investimentos (e não falo só do CDB neste caso) apresentam valores mínimos de resgate mais elevado. Outros permitem que você efetue solicitações de resgate de R$100,00.

Se o seu CDB exige um valor mais alta de resgate mínimo, você precisará fazer uma programação de necessidade. Um planejamento mínimo, sem grandes necessidades de cálculos mais complexos. 🙂

O ideal é justamente o que você falou: usar somente a parte referente à rentabilidade do mês. Mas claro que existirão ocasiões em que você precisará usar uma parcela maior de dinheiro. Se isso acontecer … sem problemas. Este dinheiro é o seu colchão de segurança, não é mesmo ? Ele está ali justamente para ser usado em ocasiões como essa.

Sendo necessário, use-o. No futuro você terá novas oportunidades de restaurá-lo. 😉

Espero ter lhe ajudado ! 😀

Abraços !