Clube do Pai Rico
Adquira o seu agora mesmo!


Zé, quais informações você olha no começo do dia ? (para a Bolsa)

Conforme os anos vão se passando, vamos adquirindo hábitos e criando uma rotina que nos ajuda a otimizar o tempo e obter melhores resultados com aquilo que temos. Com meus investimentos em Bolsa não poderia ser diferente ! 🙂

Com quase 20 anos de olho na telinha, acompanhando as cotações e gráficos dos ativos, uma série de informações foram sendo anexadas a uma pequena relação de coisas que olho logo no começo do dia. Informações que me ajudam a compreender (ou ao menos tentar …) melhor o que está ocorrendo, tanto aqui quanto lá fora.

Algumas são puras, as consumo diretamente na fonte. Outras precisam de algum tipo de preparativo, preciso cole-las, analisar, filtrar, processar para ai sim ter algo em mãos que possa ser consumido. 😉

Informações simples, disponíveis para todos os interessados. Mas que, infelizmente, muitas vezes são deixadas de lado … O motivo ? Desconhecimento de sua existência em grande parte das vezes. Noutras é por pura comodidade mesmo …

Para mim é algo tão natural conferir tudo logo no começo do dia, enquanto estou na fase de “acordando” (pré café), que não consigo imaginar o quão difícil é fazer isso, para justificar qualquer tipo de “preguiça” para ver. O mais interessante é que as informações contidas nestes dados é tão importante, de interpretação tão fácil, com um retorno tão bom, que não consigo mais me imaginar operando sem elas.

Quem me segue no twitter (se ainda não segue, está perdendo … já são quase 13 mil seguidores !) acompanha uma grande parte do que vejo. Costumo compartilhar lá os dados que mais me chamam a atenção em cada análise diária. Claro que não tenho como compartilhar absolutamente tudo, nem todos os dados são facilmente apresentados em apenas 140 caracteres … 🙁

E justamente esse foi o motivo que me levou a criar esta lista de itens que olho logo no começo do dia, antes de iniciar meus negócios em Bolsa. 😉

Você verá, tudo muito simples !

Uma coisa eu garanto: é tudo muito simples. A grande maioria deles não precisa de muito processamento. Somente uma pequena parte precisa de algum conceito ou reflexão mais profunda. Mas para você, que já está habituado com o que é publicado aqui no Clube, a coisa já está bem mais mastigada. 😀

Vamos à lista ?

– Fluxo de Capital Estrangeiro

Essa é uma informação que considero ser tão importante que tem espaço garantido aqui no site do Clube há muitos anos. Um post criado exclusivamente para divulgar o desempenho dos gringos em relação à nossa Bolsa.

Desde 2003 são eles que ditam as regras do jogo na Bovespa. É graças ao fluxo de grana deles que os maiores movimentos ocorrem por aqui. Concorde você ou não. 🙂

Diariamente eu colho os dados do site da bovespa, processo em uma planilha (que serve para manter as contas em ordem), e apresento o resultado final aqui no Clube. Se você tiver interesse de saber onde olhar a informação em sua fonte, o site é esse.

– Aluguel de ações

Por que olho a situação das ações alugadas ? Simples: elas têm grande poder de fogo.

Prioritariamente são usadas em operações de venda, onde o investidor tem como expectativa a queda das cotações. Portanto saber quando as posições apresentam crescimento pode ajudar a identificar uma pressão vendedora e portanto uma possibilidade de correção .

Mas não é só isso. Números muito altos em situação de alta, com resistências sendo rompidas, podem ser traduzidos em mais força na compra. Contraditório ? Não !! A pressão é vendedora, mas se a coisa vai contra o plano original, é chance de STOP ! Com o encerramento das operações de venda, daquela massa de vendedores, a compra realizada por eles pode catapultar as cotações. (sim, foi o que vimos acontecer durante parte da alta deste ano)

Importante ? Sim, tanto que tem espaço em outro post diário aqui no Clube. 😉

Quer olhar direto na fonte ? Aqui.

– Posição vendida em opções

Para quem opera na venda de opções, saber quem são suas companhias e qual a força deles é fundamental para ter um pouco de “vantagem” no campo de batalha. Peixes grandes e tubarões devoram os sardinhas … É a lei da selva sendo respeitada.

Olho duas coisas: a posição vendida em si e o índice de qualidade dessa venda. A posição em si me informa o tamanho do buraco que temos pela frente. Qual é o poder de fogo do “inimigo” – ou na maioria das vezes, do companheiro de trincheira. A interpretação desse dado é parecida com a do aluguel de ações.

Já o índice de qualidade me informa quem está na batalha. Sardinhas ou tubarões ? Saber isso é muito importante. Quem você gostaria de ter ao seu lado ? Um sardinha ou um tubarão ? E contra você ? 🙂

Além disso, uma distorção nos dados pode dar uma pista importante de uma mudança no cenário … Vimos isso na última semana do vencimento de opções de outubro. Lembra ?

Acho que esse é o dado que mais precisa de tratamento e processamento. Mas se você quiser olhar direto na fonte, o link é esse.

– Os gringos e o índice futuro

Você já conhece a importância dessa informação. Vai na mesma linha do fluxo de capital estrangeiro, mas de forma mais “instantânea”, sabe ?

Outro dado que forneço diariamente lá no twitter, mas se você quiser acompanhar diretamente no site da bovespa, o link está aqui.

– Bolsas mundiais

Preciso explicar o motivo ? 😉

Os negócios começam mais cedo lá fora. Como tudo está conectado, o desempenho deles influencia diretamente o que vai acontecer aqui. Portanto …

Acompanho tudo em um site da CNN, que apresenta tudo na mesma página, de forma bem prática.

“Só isso” !!

Pronto. Falei que eram somente alguns dados …

Pode parecer muita coisa, mas com o passar do tempo verá que não é. Um dado parece estar “conectado” ao outro, influenciando o outro. E isso ajuda a enxergar melhor o cenário como um todo.

Mais uma pecinha do grande quebra-cabeças que é a forma com que eu opero. 😀