Clube do Pai Rico

Retrospectiva 2011 – Parte 2

Dando continuidade ao post de ontem, hoje veremos mais algumas das resoluções deste ano.

8 – Criar mais sites de nicho

Tudo começou bem, nas primeiras semanas do Projeto 52que tinha como proposta a criação de 1 site de nicho por semana – a meta vinha sendo atingida. Até … Até que o Panda (sim, ele de novo …) foi anunciado pelo Google. Uma das principais funções dessa alteração no algoritmo de busca era acabar com a “festa” dos sites de nicho feitos da forma com que os sites do Projeto 52 vinham sendo feitos. Com a alteração funcionando a queda nas visitações foi gigante, para não dizer que as visitas não existiram mais.

Foram 6 sites, que junto aos outros 4 já feitos anteriormente totalizaram 10 sites de nicho. No post da semana 33 você poderá ver como as coisas ficaram … (foi o último onde fiz uma atualização do andamento do projeto antes desse de hoje)

Deu errado ? Deu, o projeto foi congelado. Mas deu completamente errado ? Não ! 🙂

Os sites de nicho geraram em 2011 pouco mais de U$ 500,00. Está ruim para você ? Algo que não deu “absolutamente nenhum trabalho” ? É interessante notarmos que os 2 primeiros meses, que foram os “livres”  do Panda apresentaram um retorno muito melhor do que os outros …

Se os outros 46 sites tivessem sido feitos, o resultado poderia ter sido bem interessante, mesmo não tendo feito o que havia sido proposto: que cada um dos sites gerassem U$1/dia.

7 – Aprimorar meu método operacional

Este será o ponto (provavelmente …) que gerará discussões, portanto será passado por cima. Quem quiser saber mais sobre “Como o Zé ganha na Bolsa” basta ler os textos já postados na série de posts de mesmo nome. 😉

O método continua funcionando, não sofreu nenhuma alteração. A única diferença foi em relação ao retorno. (comparando com o de 2010)

Até o momento estou no 0x0 em 2011. Montei uma operação de venda no mês de outubro, que ainda não foi desmontada, e que está fazendo com que a média do ano vá por água abaixo. Se eu não levasse ela em consideração o resultado de 2011 seria de pouco mais de 40% de lucro e o Fluxo de Caixa de 60%, mas o se não faz parte do dia a dia de quem mexe com bolsa.

O que realmente importa ? O tamanho da minha carteira de ações dobrou em 2011. Para quem se propõe a acumular ações em sua carteira de investimentos isso tem um peso bem significativo. (ainda mais quando vemos que a PETR4, que é a única ação que tenho em carteira, caiu 15% no ano)

A carteira cresceu por causa do Fluxo de Caixa gerado por ela, um processo de retroalimentação. Os lucros obtidos na venda de opções eram transformados em novas ações, que geravam novos retornos na venda de opções … e assim por diante. Nesse post, da série “Como o Zé ganha na Bolsa” fiz um relatório do meu método.

6 – Estudar/Aplicar da operação com opções “Boi”

Esta foi a maior decepção do ano … Muita esperança havia sido depositada neste ingrediente que poderia turbinar meu método operacional. Afinal o “Boi” seria usado em momentos de alta. Foram 3 tentativas, 3 meses em que a operação foi testada … com resultados bem diferentes do esperado.

Dê uma olhada nos 4 posts que escrevi na forma de “relatório” dos testes. Tire suas próprias conclusões. 😉

Compra de Volatilidade: o meu 1º teste
Compra de Volatilidade: o meu 2º teste
O fechamento do 2º teste na Compra de Volatilidade
Compra de Volatilidade: o meu 3º teste

Ah ! Não é querer justificar nada … mas como para bom entendedor meia palavra basta, pense no que poderia ter acontecido ao meu resultado de 2011 se ao invés do Boi eu tivesse realizado a tradicional venda coberta … hehehe. 🙂

Quem sabe … se eu tivesse usado o Boi nos últimos meses (desde outubro), ao invés da minha operação de venda tradicional, a impressão seria outra. Mas ao menos por enquanto o Boi não entra no curral. 😉
(caramba, que trocadilho mais #FAIL !)

Com os itens 6 e 7 pudemos ver que a culpa não é de uma operação ou de uma estratégia, a culpa é do investidor que faz a escolha errada na hora errada. 🙂

Já imaginou se ao invés de fazer os 3 bois no meio do ano eu tivesse feito a venda tradicional, e se agora no final eu tivesse feito o boi ao invés da venda ? Como acabei de dizer: o SE não existe … 😀

Nestes 3 pontos não tenho absolutamente nada do que reclamar. O método operacional (venda de opções) permanecerá sendo a minha forma de operar, o Boi ficará de fora, e os sites de nicho … bem … isso é coisa para 2012. 😉