Clube do Pai Rico

Livros ||| Winston Churchill CEO

Um ótimo livro sobre a vida e a história de Winston Churchill. Eu gosto muito de história, de uma maneira geral, nada muito específico, e esta leitura serviu para me trazer mais alguns elementos sobre a Segunda Guerra, sobre a figura do Primeiro Ministro Inglês.

Reparou que só estou falando do lado histórico do livro, correto ? Pois então … estou falando disso pois foi a parte que consegui identificar. Sério ! Não consegui separar muita coisa que fosse relacionada ao lado “CEO” do negócio … Ou estou cego, ou muito lesado das ideias. 🙂

Claro, muito destaque foi dado às decisões que precisavam ser tomadas por Churchill, mas nada assim … muito chamativo.

O livro é dividido em 25 capítulos, e em cada um temos uma “lição” voltada aos líderes. Entendeu o subtítulo ? 😉

Alguns exemplos:

A liderança eficaz e autêntica nunca é uma questão de impor ideias e ideais a um grupo de pessoas, mas sim de vincular ideias, ideais, valores e metas aos membros do empreendimento e às realidades do ambiente no qual o empreendimento existe e opera. Permita que esse vínculo se rompa e você abdica da liderança em qualquer sentido da palavra.

“Olhe antes de pular”, diz o velho ditado; mas algumas vezes é melhor apenas pular. Apesar de a reflexão criar situações hipotéticas, ela também produz problemas imaginários e dessa maneira nem sempre melhora as decisões, muito menos as facilita. A ação, em comparação com a reflexão, tende a esclarecer o presente e definir o futuro, reduzindo o número de suas escolhas e levando a decisões rápidas e seguras que lhe proporcionam a oportunidade de ser visto como uma pessoa de determinação ousada e visão autoconfiante. Apesar dos riscos, agir na hora certa pode permitir que você se defina, não apenas dramaticamente, mas antes que os outros o façam por você. Nunca se permita ficar preso no calabouço das ideias alheias.

Como disse, um livro bem legal sobre uma figura pública, sobre um período da história mundial, mas … eu sinceramente não consegui ver muita coisa de “diferente” nas “lições” destacadas. Não sei se isso aconteceu por eu considerar coisas “normais”, ou eu que não consegui enxergar do outro lado do espelho, vai saber.

Nota do Site:

3 Moedas

Winston Churchill CEO
Alan Axelrod

Editora: Campus Elsevier
Ano: 2011
Edição: 1
Número de páginas: 280
Acabamento: Brochura
Formato: Médio