Clube do Pai Rico

Um novo tempo, apesar dos perigos …

Como anunciando no início do mês, é chegado o momento da mudança na poupança. A nova regra apontava a mudança a partir do momento em que a SELIC atingisse a marca de 8,5% ao ano – ou menos -, e isso finalmente aconteceu. Sabia que esta é a menor taxa de juros “que se tem lembrança” em nosso país ? 🙂

A partir de hoje o rendimento das cadernetas de poupança será de 70% da SELIC + TR. Quanto isso dá em números “diretos” ? Aproximadamente 5,95% ao ano + TR (que neste momento está praticamente em zero) … Até então o rendimento vinha sendo 6,17% ao ano + TR. Não é nada, não é nada … estes 0,22% ao ano (mais alguma coisa de TR, não podemos nos esquecer disso !) fazia uma boa diferença, afinal eram quase 4% a mais de rendimento.

Preparar ! Apontar !! Fogo !!!

Bom … para bom entendedor meia palavra basta: o seu plano de investimento precisará ser revisto a partir deste minuto !

Se o uso da poupança fazia parte, pode ser que ele não venha mais a fazer … Mas isso somente se o seu custo de administração com outra modalidade de investimento em renda fixa seja inferior a 0,75% ao ano. Sim … qualquer investimento que apresente uma taxa superior a isso, continuará sendo pior que a poupança. (e convenhamos … em fundos de renda fixa isso é uma raridade !)

Portanto será a hora de realmente mudar de ares. Você não estava acostumado a usar os CDBs ? Ou a investir em Bolsa ? Quem sabe este não seja aquele empurrãozinho que você tanto precisava para se “aventurar em novos mundos” ?

Os CBDs apresentam uma enorme vantagem em relação aos fundos de renda fixa: eles não têm taxa de administração !! 😀

Fique de olho, se você encontrar um CDB que ofereça uma taxa de retorno superior, ou muito próxima, a 100% do CDI, “mergulhe de cabeça” ! Na maioria dos casos esta será a melhor opção para quem deseja investir em renda fixa “fixa”. O Tesouro Direto poderia (ou poderá …) ser uma opção, mas o lado renda variável dele atrapalha a adoção deles para muita gente.

O investimento em ações, mesmo envolvendo todo o risco atrelado a ele, também pode ser uma ótima pedida. (e terá que ser o destino de MUITA gente que precisa atingir determinados níveis de rendimento anual, especialmente fundos de pensão !)

Claro que para tanto o estudo aprofundado do assunto se fará necessário. A determinação de uma estratégia, o conhecimento dos procedimentos operacionais, das vantagens e desvantagens, tudo isso fará parte do período preparatório para quem desejar dar os primeiros passos nesta área. Mas como garantir os rendimentos antes obtidos na renda fixa, na ordem de 12% ao ano (ou mais !), se a SELIC estará oferecendo pouco mais de 6,5% ao ano ? (já tirando o IR)

Não tem jeito: aos estudos !

É pessoal, a única saída a partir de hoje será estudar, estudar e estudar. (se bem que isso já deveria ser tarefa obrigatória desde sempre, mas tudo bem …)

Veja as opções disponíveis, veja as que se enquadram melhor ao seu perfil, tente descobrir novas formas de investir, descubra quais são os “calcanhares de Aquiles” dos investimentos mais vantajosos que não eram adotados por você até então. Somente o conhecimento será capaz de lhe ajudar num momento como esse.

Mas claro, precisando de alguma coisa, o Clube estará sempre aqui para te ajudar ! 😀