Clube do Pai Rico

Colunistas ||| Vamos começar ?

Não deixe para mais tarde! Pequenos e jovens investidores devem começar agora para um futuro tranquilo.

É muito importante ter metas financeiras a alcançar, na direção de seus sonhos. Muita gente confunde sonhos com metas. Na verdade, sonhos são movidos pelos sentimentos e metas são objetivos racionais, que dirigem suas ações movidas pelos sonhos. Sonhos estão incorporados ao subconsciente e objetivos dirigem ações conscientes e bem planejadas. Por isso é tão fundamental ter sonhos, quanto ter metas financeiras concretas.

Existem algumas dicas que especialistas sugerem para conseguir realizar objetivos financeiros. Aqui vão algumas que podem ajudar:

1. Para uma aposentadoria tranquila comece a investir agora

Este não é um simples conselho, mas um ponto que merece ser enfatizado e repetido. Se você conseguir acumular 1 milhão de reais até os 65 anos, poderá conseguir retirar 6% de remuneração ao ano, que é o rendimento médio de um investimento em renda fixa. Fazendo os cálculos, você verá que isso significa 60 mil reais ao ano, o que mensalmente pagará 5 mil reais, o que seria uma aposentadoria razoável, mas não exatamente rica. Quanto mais cedo se começar a investir, menor será a quantia a ser depositada anualmente. Se você começar a investir aos 25 anos, a quantia anual a ser reservada para a aposentadoria será muito menor do que se você começar a fazer isso aos 45 anos. Adiar esse investimento traz um grande preço a ser pago no futuro.

2. Acabe com o pagamento de juros

Se você quer começar a investir agora, acabe com aqueles 13% que costuma pagar de juros no seu cartão de crédito ou 11% de juros que paga com uso do limite em seu cheque especial. Isso é o que os bancos e financeiras brasileiras veem cobrando ao mês, mesmo com a redução da taxa de juros. Pagando todo o seu saldo negativo, você já começa a ganhar, pois a poupança e os rendimentos estão pagando bem menos do que isso.

3. Não confunda economizar com investir

Você com certeza deve estar economizando para o financiamento da sua casa, a compra do seu carro, pagar um curso na faculdade ou outra coisa que considera importante. Continue economizando por todos os meios possíveis, mas não coloque suas economias em fundos de curto prazo ou ações. Os investimentos podem fazer maravilhas por você, mas é preciso colocar o tempo a seu favor. Investimentos com prazo menor do que cinco anos não vão remunerar de forma suficiente para recuperar as variações do mercado. O mercado de ações costuma ter variações para baixo e isso vem acontecendo frequentemente. Já imaginou se for preciso resgatar o dinheiro em um momento de baixa?

4. Você não precisa de grandes quantidades de dinheiro para investir

Um grande número de pequenos investidores inicia com investimentos mínimos de R$200,00. Há muitas opções para quem quer começar com pouco. E se você se comprometer com investimentos mensais em um programa regular, muitos fundos aceitam valores ainda menores, principalmente se o seu banco fizer o depósito mensal automático. Esses investimentos automáticos costumam ser ideais por favorecer a disciplina do investidor, debitando na conta antes que o dinheiro seja gasto.

Portanto, comece a administrar seu dinheiro agora e agradeça a si mesmo no futuro.

Este texto foi enviado exclusivamente para o Clube do Pai Rico por Guilherme da Luz, editor dos site Emprestimo.org e Seguro de Saúde.