Clube do Pai Rico

Pergunte ao Pai Rico ||| 259

Pergunta:

Pai Rico, tenho 30 anos, casado, 2 filhos e um bom emprego (algo sólido). Acabei de vender meu imóvel por um ótimo preço, tinha um pouco de financiamento nele e sobrará líquido para mim aproximadamente 240K. Estou locando um apartamento por R$ 1.000,00 e nele quero ficar por, pelo menos, 2 anos. Neste tempo, tentarei guardar R$ 3.500,00 por mês (35% da minha renda) + 13º salário + PLR (em média 2 salários por ano). Tenho dois carros quitados (valor de 25k e 40k) e não pretendo troca-los até o final do ano que vem. Em dois anos eu gostaria de comprar um terreno e construir uma casa. Que sugere de investimentos até lá? Abraços e parabéns pelo site, ele é excelente!


Resposta:

Bom dia Felipe,

Antes de mais nada, muito obrigado ! 😀

O retorno que venho recebendo de vocês vem me fortalecendo, vem mostrando que o trabalho que aqui é feito é válido e me dá um pouco de esperança que num futuro – breve – possamos ter uma mudança na consciência financeira da população. Eu sei, ainda são poucas as pessoas (a visitação média, diária, do Clube é de 4.000 pessoas) e assuntos mais “interessantes” ainda são o foco da grande maioria. (nem preciso citar o tipo de coisas, certo ?)

Vamos à sua resposta ? 😉

Olha, juro que gostaria de poder lhe dar uma resposta diferente, mas a mais provável será: pegue o dinheiro que resultar da venda do imóvel, os 13o, os PLR e tudo e qualquer coisa que sobrar e deposite num investimento em renda fixa.

Eu sei, eu sei … o rendimento é baixo, beira ao ridículo, mas para a situação apresentada é a solução mais indicada. Como dito, gostaria de lhe indicar bolsa, commodities ou algum outro mercado de grande volatilidade (e “consequentemente” que poderia proporcionar altos ganhos); o problema é não conhecer sua intimidade com estes investimentos. Podem proporcionar resultados mais interessantes, porém com um maior nível de risco atrelado. Risco este que é “diminuído” com o conhecimento e experiência.

Outro ponto contra os investimentos mais voláteis: o curto prazo. 2 anos é pouco tempo para este tipo de investimento, pode haver um reviravolta e tudo desabar … como você encararia este acontecimento ?

Uma dúvida, você já chegou a procurar o terreno ? Já tem algum que te chamou a atenção ? O preço dele, está dentro do aceitável ? Pretende pagar como, através de um financiamento ou à vista ? Este tipo de coisa precisará ser estudado e você terá 2 “longos” anos para chegar às melhores conclusões. 😉

Só um detalhe: não se esqueça de levar em consideração o tempo de construção. Se a compra do terreno demorar um pouco mais, pode ser que o processo como um todo precise durar mais de 2 anos. Isso precisa ser levado em conta, justamente para não afetar as suas contas. 😀

Voltando um pouco: qual o investimento em renda fixa ideal para a sua situação ? Olha … das duas uma, ou um que renda algo perto de 100% do CDI ou um que renda alguma coisa + um índice de inflação. (um título do Tesouro Direto) Você não gostaria de fazer este planejamento de 2 anos (ou um pouco mais) e chegar “lá” na frente e ver que o dragão comeu um pedaço do seu bolo … não é mesmo?

Boa sorte ! 2 anos é um período bem curto, você verá ! 🙂

Abraços !

    Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu twitter

    Sua dúvida

    (*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico