Clube do Pai Rico

Pergunte ao Pai Rico ||| 283

Pergunta:

Acho que todo mundo já teve aquela idéia de emprestar dinheiro para investir.
Você conhece algum caso de alguém que teve sucesso em emprestar dinheiro, de banco ou qualquer outro lugar, investir e lucrar?


Resposta:

Bom dia Rodrigo,

Sim, conheço. 🙂

Na verdade esta “ideia” é um dos pilares dos conceitos passados por Robert Kiyosaki nos livros da série Pai Rico: usar o dinheiro dos outros para adquirir seus ativos. Ele faz isso através da compra de imóveis para aluguel, mas existem muitas outras possibilidades.

Há muito tempo, quando a ideia de se investir em avestruz parecia ser boa – com lucro “garantido”, na faixa dos 10% ao mês, sendo que a ave era “criada” por outras pessoas, você não se preocupava com nada -, uma visitante do Clube me falou que pegaria dinheiro emprestado no banco para investir numa empresa deste tipo. Ela deu sorte … foi pouco tempo antes do castelo de cartas desabar. Se tivesse reinvestido o dinheiro que ganhou, teria perdido tudo. Teve mais sorte do que juízo. 🙂

Mas não precisamos ir muito longe para pegar um outro exemplo de uso do dinheiro dos outros para investimento, a compra do meu último carro cai feito uma luva. 😉

Se eu tivesse ido ao banco pedir dinheiro emprestado para investir no mercado de ações, teriam no mínimo rido da minha cara … (ao menos para dinheiro “barato”) Mas para comprar um carro, não. E como queria trocar de carro naquele momento, fiz um financiamento ao invés de usar meu próprio dinheiro. Portanto “usei” dinheiro dos outros nessa história.

O grande problema, que praticamente impede que usemos o financiamento bancário (ou outro tipo de financiamento) aqui no Brasil, é o elevado custo do dinheiro oferecido por eles. Inviabiliza qualquer possibilidade …

Isso já foi tema de um de nossos “Pergunte ao Pai Rico“, o 267.

Mas existem sim algumas possibilidades, claro que para isso seu plano precisa ser um pouco maior … dê uma olhada no livro “Financiamentos de longo prazo“, certamente te ajudará a encontrar o caminho deste tipo de dinheiro.

Como disse, para a ideia “pegar dinheiro no banco para investir” é bem complicada … o custo de “arranque” é muito alto … 🙁

Mas não desista ! Estude o caso o mais detalhadamente possível … vai que mesmo com esse custo ainda justifica … (mas são casos extremos, a sua ideia precisa ser realmente fantástica, hehehe)

Abraços !

Foram citados nesta resposta:

Pergunte ao Pai Rico ||| 267
Como comprei um carro financiado e ainda ganhei dinheiro com isso
Livros ||| Financiamentos de longo prazo

    Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu twitter

    Sua dúvida

    (*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico