Clube do Pai Rico

Prepare a sua bola de cristal, 2013 está chegando !

Fim de ano chegando … e de carona começam a pipocar as primeiras “previsões” para o desempenho dos mercados para o ano de 2013. Será que dá para acreditar em alguma delas ?

Sinceramente ? Não. E acredito que você concordará comigo. 🙂

(mesmo sabendo disso, a grande maioria do mercado continua se baseando nestes “dados” para traçar suas estratégias …)

Você acompanha diariamente o trabalho realizado aqui no Clube, correto ? Vê como é difícil acertar “na mosca” o desempenho do mercado para o dia, com uma análise feita na parte da manhã, antes da abertura da bovespa, mas já tendo informações sobre os futuros americanos e o desempenho – no início dos negócios – da Europa. Uma análise curta, com um espaço de tempo pequeno, sem chances de “grandes surpresas”. (mesmo sabendo que no mercado financeiro tudo pode mudar, completamente, em menos de 1 segundo …)

Os comentários que publico aqui no site têm como objetivo, na maioria dos casos, a apresentação de uma meta para o movimento, baseada em informações presentes nos gráficos, e pontos de suporte e resistência para o movimento vigente. Foram poucas as vezes em que você viu algo do tipo: “o mercado subirá até tal mês e a partir disso voltará a cair”. Mas mesmo quando tal anúncio foi feito (e por sorte acertei, hehehe), nunca apresentei um valor para essa reversão, foi apenas no calendário.

O que eu quero dizer, resumidamente, é: é impossível de se fazer qualquer previsão em relação ao valor (ou pontuação) de uma ação num prazo tão grande. Sim, impossível. Você pode fazer uma análise apresentando os motivos para acreditar que o mercado vá subir durante o próximo ano, ou porque deverá continuar a cair, mas nunca, em hipótese alguma, saberá até onde este movimento irá após 12 meses. Repetindo, isso é impossível.

Uma outra coisa engraçada é que a maioria das “previsões”, algo em torno de 99,9% delas, aponta para um movimento de alta no ano seguinte, já percebeu ? É engraçado … por mais motivos que tenham, nunca dizem que vai cair … nunca indicam que você desfaça sua posição e fique de fora do mercado por um certo tempo … que coisa estranha, não é mesmo ?

Gosto de usar uma analogia para este tipo de previsão, um exemplo com o nosso querido ministro Mantega … Ele insistia, no final do ano passado, em dizer que o Brasil teria um crescimento no PIB, em 2012, na ordem de 4%. Jurava de pé junto que era isso que aconteceria, que nada impediria o nosso belo desempenho, era o destino do país ! A cada mês que passava a ladainha continuava … porém a projeção de crescimento era sempre reduzida, cada mês um pouco … Até o momento o PIB brasileiro apresentou crescimento de 0,7% em 2012 …

É “exatamente” a mesma coisa ! Ele poderia dizer que havia a previsão de crescimento do PIB para o ano seguinte, porém o valor exato … nem se ele fosse a mãe Dinah ! 🙂

Acredite: não acreditar neste tipo de previsão é a melhor coisa que você pode fazer pelo seu dinheiro. Aprenda a fazer suas próprias análises ! Aprenda a caminhar com as próprias pernas !