Clube do Pai Rico

Aluguel de ações

O estudo acompanhará o desempenho da Vale5 e da Petr4 – carros chefe do Ibovespa. Esta informação poderá ser usada tanto por quem opera na ponta de compra quanto para quem opera na ponta de venda … 😉

Este é um dado que acompanho diariamente, serve para que eu veja o “peso” extra que existe sobre estas ações. Normalmente – veja bem, normalmente … – um aumento na posição alugada pode significar um movimento de queda no papel. E o contrário também é verdadeiro, uma cobertura pode significar um movimento de alta.

Vamos lá !

Comentário: E então … o que falar ?

Nada … apenas que escorregou, que alguma notícia que foi divulgada não agradou o mercado e ele respondeu da maneira mais tradicional possível, vendendo. (a notícia é relacionada à ata do FED, dando conta que os integrantes do banco central dos EUA não concordam de forma unânime com o programa de compra de títulos …)

E o que isso significa ? Podemos estar próximos do fim da festa do dinheiro grátis, que era para ter sido direcionado à economia num primeiro momento – agora estava servindo somente para comprar seus próprios títulos … vai entender … – e que nunca saiu da mão dos bancos.

E o que isso significa ? A pressão compradora, que estava levando as cotações às alturas pode estar perto do fim. Isso já me chamava a atenção no ouro, que vinha perdendo valor nos últimos dias de maneira mais acentuada … e a teoria da impressão “infinita” de dinheiro, gerando inflação, “não permitiria” que isso pudesse acontecer.

Vai cair sem parar a partir de hoje ? Pode ser … Vai encontrar um suporte em algum ponto do gráfico ? De certeza, mas não tenho a mínima ideia de onde isso acontecerá …

Ao menos para nos dar alguma esperança existe o suporte que fica na faixa dos 55.000 pontos (e que foi citado há semanas …) e que aliado a existência de muitos indicadores indicando exaustão, pode se traduzir em um repique …

Mas não se engane: num mercado de queda forte é justamente isso que acontece ! Surgem sinais de que a alta pode vir logo ali na esquina, e isso serve apenas para chamar os compradores mais inocentes, para que os vendedores “inteligentes” possam se desfazer de sua posição.

Hoje será um dia decisivo, de verdade. Os índices americanos se encontram no ponto chave do movimento, e uma nova queda no pregão de hoje pode nos sinalizar aquela queda tão aguardada por muitos.

Será ?