Clube do Pai Rico

Livros ||| O século XXI pertence à China ?

Existe uma dúvida que é comum a muita gente: a China passará a dominar o mundo neste século, como os EUA dominaram no anterior ?

É uma dúvida pertinente e tem suas razões. Entre tantas outras, temos uma que na verdade são mais de um bilhão. 😉

Hoje, o país ocupa a 2ª posição no ranking dos maiores PIBs, e para que consiga alcançar os EUA precisa dobrar o seu, torcendo para que eles continuem patinando. Quem sabe se mantiver o ritmo atual de crescimento isto aconteça daqui 10 anos ?

Mas dizer que um país “domina” o mundo é muito mais do que dizer que ele é a maior economia do mundo. O domínio pode ser exercido de diversas maneiras: econômico, político e cultural. O que vemos, atualmente, os EUA fazendo. Quer você queira, ou não, praticamente tudo o que vemos no cenário cultural mundial é ditado pelos EUA. (pense rápido no atual ícone POP: iPhone, acertei ?)

Além disso, vemos os Estados Unidos, literalmente, pintando e bordando em cima do resto do mundo. Fazem o que bem entendem, mesmo que isso contrarie os desejos do restante do planeta. São tantas as situações que podemos visualizar esta “liberdade” que prefiro nem listá-las.

Mas … acho que esqueci de citar uma outra forma de dominação, e que provavelmente é a mais importante de todas: a militar. Alguém ousa discutir, militarmente, com os EUA ? Tirando uma meia dúzia de malucos (Kim Jong-un que o diga), é só os americanos falarem para que todos abaixem a orelha …

E é justamente em torno destes temas que gira o livro “O século XXI pertence à China ?(Campus/Elsevier, 2012), na forma de debate, com a presença de Fareed Zakaria, David Daokui Li, Henry Kissinger e Niall Ferguson.

Divididos em 2 “times”, os que concordam com a afirmação (representado por David Daokui Li e Niall Ferguson) e os que não concordam (representado por Fareed Zakaria e Henry Kissinger), os participantes expõe suas opiniões e pontos de vista, para defender o seu lado. No final a platéia (o encontro foi realizado em um auditório) vota se concorda ou não.

O que eles abordaram no evento ? Justamente os pontos que citei acima. 🙂

Qual foi a decisão final ? Você não espera que eu entregue o ouro assim tão facilmente, não é mesmo? Mas posso dizer que não concordei com o veredito … 😉

Alguns dos pontos mais interessantes foram as comparações, justamente com os EUA (por serem a atual liderança), vendo como eles assumiram a liderança, em quais condições o país se encontrava, etc etc etc, para ver se o mesmo pode ser visto na China.

Mas uma coisa dita pelo representado chinês, David Li, me pareceu bem interessante. Segundo ele a forma de domínio que a China viria a exercer sobre o mundo seria, de muitas formas, diferente da que vemos dos EUA. Pode parecer “papo de ditador” … desconversando e coisa do tipo, mas o argumento apresentado por ele me soou muito verdadeiro. Segundo Li, isso aconteceria por causa da doutrina Confuciana que moldou a formação do povo chinês.

Se quer entender um pouco melhor o que está por vir a acontecer, ou não, leia este livro.


Nota do Site:
5 Moedas
O século XXI pertence à China ?
Fareed Zakaria | David Daokui Li | Henry Kissinger | Niall Ferguson

Editora: Campus
Ano: 2012
Edição: 1
Número de páginas: 152
Acabamento: Brochura
Formato: Médio