Clube do Pai Rico

O que me faz seguir em frente … ?

O Clube do Pai Rico é um projeto que está prestes a completar 12 anos de existência. Sim, em março de 2003 ele foi fundado com o objetivo de compartilhar o que eu já sabia, sobre finanças e investimentos, entre meus amigos pessoais e da universidade. De lá pra cá muita coisa mudou, muitas experiências, muito aprendizado, muito tempo. 🙂

Muitas coisas boas e algumas não tanto aconteceram. Muitas vezes a ideia do “será que vale a pena continuar” apareceu na minha cabeça. Muitas vezes estive muito próximo de largar tudo. Mas, como o tempo aponta, a ideia não vingou e aqui estou eu falando com você.

Mas você saber o que me faz seguir adiante, o que me faz seguir em frente ? Você sabe o que dá aquela carga extra de energia que é preciso para parar na frente do computador e pensar … pensar … e pensar sobre o que falar, para depois digitar, digitar e digitar ? É saber que o trabalho que aqui é feito ajuda muitas pessoas. Pessoas que estão começando a enfrentar os problemas da vida adulta. Pessoas que deram a sorte de poder começar com o pé direito e antes de passar por qualquer dificuldade financeira foram atrás do conhecimento necessário para pular este tipo de problema. Pessoas que não satisfeitas com o “lugar comum” resolveram buscar informação para se aventurar em outros mares. (sim, tentei fazer uma analogia entre a “segurança” dos investimentos em renda fixa, e seus “baixos” retornos, com o investimento em ações)

Mas de verdade, você sabe o que me faz seguir em frente ? Mensagens como essa que acabei de receber:

Querido Zé,

De 2007 a 2008, dei uma bela arrumada na minha vida, passei a perceber que não é porque nasci pobre que tenho que morrer pobre. E não dependo de um bilhete premiado na loteria para isso! Entre outras coisas, lí o PRPP.

Tinha acabado de chegar do Reino Unido, onde morei por 5 anos. Ganhei muito dinheiro lá e trouxe… nada! Isso me fez abrir os olhos.

Desde aquela época, consumi muita informação voltada para economia doméstica, passei a acompanhar o clube, formar meu colchão, estudar, ler, fazer investimentos em bolsa, ganhar, perder…

Em 2012, minha vida econômica ia de vento em popa, mas aconteceram diversas mudanças pessoais, terminei meu “casamento” (entre aspas porque era um namoro só, mas de 10 anos), tive problemas de saúde, tudo virou de pernas pro alto. Tanto que simplesmente perdi o pique de cuidar do meu próprio dinheiro, abandonei meu cashflow, parei de ler, de estudar… e gastei todo meu dinheiro cuidadosamente guardado.

Não foi tão drástico assim, não simplesmente “gastei”. Comprei um apartamento e, ano passado, um carro e comecei outra faculdade, já que nunca gostei da área anterior de atuação (agora vou pro segundo ano de administração – sou formado em redes de computadores).

Fazia muito tempo que eu queria voltar ao normal, me cuidar, ter controle da minha vida novamente. Nesse fim de ano, chegou o momento da retomada. Lá por novembro, decidi “voltar”. Refiz meu controle financeiro, que voltei a contabilizar cada centavo agora em janeiro, estou revendo vários gastos, pensando em alguma fonte extra de renda, coisas assim.

Uma das minhas decisões foi ler tudo o que eu tinha perdido do clube! Lí cada um dos posts desde o do dia 27/02/2012 até hoje. Na verdade, terminei ontem! 😀

Muitos posts não lí com tanto cuidado, por não terem muito a ver comigo (nunca investi em opções, por exemplo. E, como no momento não tenho capital nem para comprar papel da PETR4, não investi tempo estudando nada mais a fundo), já outros posts, lí e relí com carinho. Guardei os links, para estudar com mais calma, ou para ter de referência.

E acompanhei as mudanças pelas quais o clube passou.

Fiquei triste ao saber que o projeto 52 “não foi pra frente” (eu mesmo, estava empolgado na época, e cheguei a criar meu próprio site, de ajuda com dúvidas de francês).

Também não me acostumei ainda com o novo formato, de quase 100% de investimento em bolsa e pouco sobre outros temas.

Outra coisa que sinto falta é dos sorteios semanais. Nunca ganhei um livro! 🙁

Uma coisa que fiquei muito empolgado foi com o “Proponho um exercício”! Tomara que você possa fazer muitos outros! Hoje, aliás, saiu esse fresquinho, que ótimo!

Uma coisa que senti muito por não ter ido pra frente foi a recapitulação do Trimestre (http://www.clubedopairico.com.br/recapitulacao-do-1%C2%BA-trimestre). O exercício foi fantástico! Tomara que você possa dar sequência um dia, ainda…

Bom, resumindo tudo… muito obrigado por tudo isso que vc faz. O site – e todo o seu trabalho – são tão importantes para mim, e para tantas pessoas, que mesmo anos depois, elas voltam.

Obrigado, Zé.

P.S.: Fique à vontade para publicar ou não. Só te peço para que, se publicar, não divulgue meu nome.

Um grande abraço,
xxx

Obrigado a todos que, como você, me dão uma dose extra de combustível para manter a luta diária em busca de informação e do compartilhamento de conhecimento.

De coração, mais uma vez, o meu muito obrigado !! 😀