Clube do Pai Rico

Aluguel de ações

O estudo acompanhará o desempenho da ITUB4, BBDC4, PETR4 e da VALE5 – carros chefe do Ibovespa. Esta informação poderá ser usada tanto por quem opera na ponta de compra quanto para quem opera na ponta de venda … 😉

Este é um dado que acompanho diariamente, serve para que eu veja o “peso” extra que existe sobre estas ações. Normalmente – veja bem, normalmente … – um aumento na posição alugada pode significar um movimento de queda no papel. E o contrário também é verdadeiro, uma cobertura pode significar um movimento de alta.

Vamos lá !

Comentário: Pronto, deu tudo errado na Grécia, encerram as negociações, farão um referendo para ver o que a população grega acha melhor que se faça, e muito provavelmente a conta que vence amanhã ficará pendurada …

De quebra o BCE não liberará mais dinheiro emergencial aos bancos gregos, que vinham enfrentando retiradas em massa (mais de 1 bilhão de euros por dia em alguns momentos), e isso forçou a autoridade grega a decretar feriado bancário no país:

Os bancos ficarão fechados pelos próximos 6 dias e o limite para saque nos caixas eletrônicos foi atualizado: serão permitidos saques diários de apenas 60 euros ! Além disso o uso de cartões de crédito/débito estão proibidos …

A coisas ficou feia de verdade. Na noite de ontem já se viam veículos militares protegendo algumas regiões da cidade/propriedades públicas.

A decisão ocorrerá no próximo dia 5, com a votação popular decidindo se o país aceita as exigências dos credores para que o dinheiro seja liberado. (uma semana para organizar isso, já pensou como seria aqui no Brasil ?)

Achei uma atitude muito nobre … jogar para o colo da população uma decisão tão difícil quanto essa. Desta forma fica fácil, não ? Na hora que a coisa aperta, na hora que uma decisão difícil e pesada precisa ser tomada, tire o corpo fora e deixe a culpa cair sobre a população. (culpa e consequências, claro)

Eu sinceramente espero que a coisa não ultrapasse determinados limites, torço para que não vejamos a situação piorar ainda mais. Como ? Confrontos, por exemplo …

Um detalhe: nossos gráficos estão em momento chave para uma decisão, eu tenderia a dizer que a decisão é pra cima (por causa da soma de fatores – gráficos – que se acumulam), mas a situação apertando lá na Europa, não sei de mais nada …

Olhe este gráfico e veja se você não concorda:

indice futuro diario 26062015 2

No Ibovespa ainda estamos presos dentro da congestão: para cima os 54.250, para baixo os 52.750. Para qual dos lados romperemos ?

Vamos esperar o começo dos negócios para ver como serão as coisas aqui dentro. 😯