Clube do Pai Rico

Aluguel de ações

O estudo acompanhará o desempenho da ITUB4, BBDC4, PETR4 e da VALE5 – carros chefe do Ibovespa. Esta informação poderá ser usada tanto por quem opera na ponta de compra quanto para quem opera na ponta de venda … 😉

Este é um dado que acompanho diariamente, serve para que eu veja o “peso” extra que existe sobre estas ações. Normalmente – veja bem, normalmente … – um aumento na posição alugada pode significar um movimento de queda no papel. E o contrário também é verdadeiro, uma cobertura pode significar um movimento de alta.

Vamos lá !

Comentário: O pregão de sexta-feira foi marcado por um boato/notícia (sim, não podemos descartar completamente a possibilidade de que era notícia) sobre a saída do ministro Levy. De acordo com alguns jornalistas, Levy se reuniu com a presidente Dilma, no final do dia, para entregar seu pedido de demissão. A pressão que ele vem sofrendo do próprio partido da presidente é muito grande e ele já não estaria mais aguentando.

Olha … Na minha opinião a coisa tem fundamento, e devemos tomar bastante cuidado com isso. Você viu o que aconteceu na hora em que a notícia foi divulgada. De 1% de alta, o índice futuro veio para quase 1% de baixa (se equilibrando perto de 0,5% de queda). A “enfiada” aconteceu na hora do leilão de fechamento …

Ok, muitos poderão dizer que tudo se tratou de pressão dos vendidos, já que hoje temos o exercício de opções e a notícia tem forte apelo de queda. Mas pensem comigo: se fosse isso mesmo, o “mercado” teria sábado e domingo para descobrir a veracidade da notícia e hoje já veríamos a correção. Os vendidos não teriam vantagem alguma com isso …

Vamos ver no que vai dar, afinal de contas foi tudo desmentido …

Para hoje as coisas estão meio que perdidas. Futuros dos EUA em leve queda. Bolsas Europeias variando entre alta e baixa. Petróleo em queda de mais de 1% (o PIB Chinês apresentou uma leve queda em relação ao número anterior).

Mas como temos o vencimento das opções … nada está certo.

Uma coisa me chamou muito a atenção no relatório das opções de hoje: a posição vendida em PETRJ8 (strike nos R$8,00) ficou relativamente alta (zeraram um pouco na sexta, de 7,5M para 6M), mas com o índice de qualidade MUITO baixo … Apenas 0,26 !

Isso pode gerar uma bela corrida, já que o papel fechou nos R$7,95 …

Estejam preparados !