Clube do Pai Rico

Aluguel de ações

O estudo acompanhará o desempenho da ITUB4, BBDC4, PETR4 e da VALE5 – carros chefe do Ibovespa. Esta informação poderá ser usada tanto por quem opera na ponta de compra quanto para quem opera na ponta de venda … 😉

Este é um dado que acompanho diariamente, serve para que eu veja o “peso” extra que existe sobre estas ações. Normalmente – veja bem, normalmente … – um aumento na posição alugada pode significar um movimento de queda no papel. E o contrário também é verdadeiro, uma cobertura pode significar um movimento de alta.

Vamos lá !

Comentário: E finalmente chegou dezembro ! Não vejo a hora de 2015 acabar !! Que ano ! Que ano !! 😯

Sério … em 36 anos de vida, este se mostrou como sendo um dos piores anos, em termos políticos e econômicos. Que mar de lama ! Muitas vezes pior do que toda aquela lama que surgiu após o rompimento da barragem da Samarco. 🙁

Quantos anos serão necessários para nos recuperarmos de tudo isso ? Ou melhor: nos recuperaremos de tudo o que aconteceu nos últimos anos ? Quantos serão precisos para que possamos voltar a ter tranquilidade e “confiança” nas instituições ?

Tudo isso se reflete em nosso gráfico: estamos andando “de lado” nos últimos 3 meses e sem ter a mínima ideia de qual será a direção após uma definição.

ibovespa diario 30112015

Sobre o pregão de ontem, o que posso falar ? Confesso que me surpreendi, positivamente. Sim, mesmo com a queda. Cheguei a pensar que a novela BTG Pactual pudesse nos contaminar ainda mais e veríamos um tombo daqueles no último pregão de novembro. Caiu, mas, de certa forma, não tanto quanto o meu medo sugeria.

Fomos em busca dos 45.000 pontos, fechamos muito próximos disso. Na PETR4 fomos nos R$7,50, passou direto … mas, em seguida, apresentou uma bela recuperação. O mercado não parece querer se decidir para onde vai, muito menos quando nem como.

Se não virmos uma recuperação a partir dos 45.000 pontos, teremos suporte na região dos 44.000 (final de setembro), e nos 43.000 (final de agosto). A coisa tá feia meus amigos …

Esse ziguezague me lembra, com algumas particularidades, o movimento que vimos após a desabada de 2008. Será que posso ter essa esperança Arnaldo ? 😯