Clube do Pai Rico

Minha opção virou “pó”. O que faço agora ?

Pergunta:

A minha dúvida é referente a minha situação atual, tenho determinado lote de opções de VALEA43, o vencimento se aproxima, não consigo vender mais, o que acontecerá após o vencimento ? Terei de ter mais dinheiro na corretora para comprar ações. ??? Ou simplesmente perdi todo o valor investido nestas opções de VALEA43 ? No caso de não mais possuir dinheiro na corretora para novos investimentos ????

Resposta:

Bom dia Cleverton,

Vamos lá: VALEA43 (strike nos R$13,12), correto ?

Infelizmente, a não ser que vejamos uma alta explosiva, lamento te informar que sim, você perdeu o que investiu na compra delas. 🙁

Explosiva, pois seria preciso uma alta de 60% no ativo (VALE5) para trazer esta opção de volta à vida. O que “não é muito comum de vermos” acontecendo em apenas 1 semana. Ok … uma alta um pouco menor, mas ainda expressiva (acima de 20%, 30%), poderia fazer com que houvessem negócios nela e que você as pudesse vender por 1¢.

Sobre “ser preciso ter dinheiro na conta para comprar as ações”, isso só ocorreria caso você quisesse exercer as opções que tem em mãos. E isso só se justificaria caso a ação estivesse acima do strike, acima dos R$13,12.

Que mal lhe pergunte, quando foi que ocorreu a compra ? A opção já era pó na ocasião ? A quanto era negociada a VALE5 naquele momento ?

O grande problema em se comprar pó, na esperança de lucro, é justamente esse: é preciso haver uma alta forte, muitas vezes forte “demais”, para que a opção seja resgatada da condição de pó e volte a apresentar alguma possibilidade de exercício. Essa é a grande pegadinha do mercado de opções: muitos compram pó na expectativa de ver ele se transformar em ouro.

Infelizmente as chances de vermos isso acontecendo são pequenas … Apenas raros eventos têm esse poder. Mas muitos são os que acabam entrando nesta “aventura”, achando que essa é a hora disso acontecer.

Espero que tenhas comprado apenas um “bilhete de loteria”, com pouco dinheiro. O famoso dinheiro de pinga, aquele que se for perdido não fará muita diferença … Foi isso, ou foi uma quantia mais alta ?

Faça uso desta experiência, tente filtrar toda e qualquer lição que ela possa ter te proporcionado. Será este aprendizado que te possibilitará evitar os mesmos erros no futuro. 😉

Para te ajudar, indico a leitura do livro “Fique rico operando opções“. Este livro certamente lhe ajudará a refinar suas estratégias operacionais com opções. Leitura importante e fundamental para quem deseja investir e ganhar dinheiro com opções.

De novo: quer investir em ? (opções que custam poucos centavos) Saiba que o risco é grande, e que por isso só podemos investir pequenas quantias. Valores que, se perdidos, não lhe tragam problemas mais graves, tampouco afetem consideravelmente o seu patrimônio.

Força ! Assuma o prejuízo e aprenda com o evento. Você acaba de ter uma das maiores lições que se pode ter no mercado de opções.

Espero ter lhe ajudado ! 🙂

Abraços !

ps: já pensou em ao menos deixar uma ordem de venda por 1¢ ? Às vezes alguém precisa/quer comprar para encerrar a operação de venda, mesmo sem uma correção maior nas cotações. Ao menos uma parte do que foi investido seria recuperada …