Clube do Pai Rico

Minhas ações do Google sumiram !! O que devo fazer ?

Pergunta:

Bom dia,

Comprei a goog34 (bdr) em 2014. No final de 2015 ela parou de ser negociada.

Ao entrar em contato com a corretora Rico e o Deutsche Bank, foi explicado que devo esperar que elas voltem a ser negociadas ou posso solicitar o cancelamento. Se cancelar será necessário uma conta nos EUA.

Sabe como os investidores estão fazendo para recuperar o valor investido?

Resposta:

Bom dia Dhiego,

É que na verdade ela “deixou de existir” … 🙁

Explicando melhor: no final de 2015, a Google mudou sua estrutura. Criou-se uma holding, a Alphabet INC, que centralizaria todos os negócios da empresa. Neste momento a Google, propriamente dita, passou a fazer parte da Alphabet. Com isso, as ações da Google “deixaram” de ser negociadas lá nos EUA.

Por que “deixaram” ? Porque a empresa negociada lá na Nasdaq mudou de nome, mas o código permaneceu sendo o mesmo ! 😯

Sim … O nome da ação mudou de Google para Alphabet, mas o código permaneceu sendo GOOG.

Segundo a BM&FBovespa, existem duas alternativas para solucionar o problema. As duas já apresentadas por você: migrar para o mercado americano, através do cancelamento; ou aguardar o retorno da negociação das ações aqui no Brasil.

O problema é que solicitando o cancelamento, você precisaria ter uma conta em uma corretora americana para poder efetuar o procedimento … E convenhamos, você escolheu comprar as BDRs justamente para não precisar fazer isso. Você escolheu negociar as ações aqui no Brasil para poder usar a nossa estrutura, para manter inalterada a forma com que você já negocia suas ações. Aqui. 🙂

O Deutsche Bank parece já ter tomado as medidas necessárias junto à Bolsa para retomar a negociação das ações. O problema é que ainda não existe uma previsão para que isso seja concluído … 🙁

O mais estranho disso tudo, é que as suas GOOG34 continuam sendo listadas como BDR emitido e negociado … Veja aqui.

Sugiro acompanhar na própria página da Bolsa as novidades sobre o retorno das ações. As informações mais relevantes para o papel são apresentadas nesta página.

Torço para que tudo se normalize o mais brevemente possível. (tudo bem que isso já aconteceu há 6 meses !!!)

Uma pergunta: era uma parcela considerável do seu patrimônio que estava alocada nestas ações ? Como você lidou com o congelamento “temporário” deste capital ? Isso acendeu uma luz amarela aqui … Motivo ? E se isso acontece de novo, com outra empresa ? Como lidar com a impossibilidade de negociar as ações em caso de emergência ? Se a pessoa pode se dar ao luxo de deixar o capital lá, parado, até tudo se normalizar, ok. Mas e se o capital é parte integrante de um montante que é usado para operações mais curtas, e dá o azar de entrar na geladeira ? 😯

O investimento em ações americanas, aqui no Brasil, através das BDRs é uma ótima alternativa. Mas confesso que este precedente me deixou com a pulga atrás da orelha …

Esta é uma história que precisarei acompanhar mais de perto. 😉

Espero ter lhe ajudado. 🙂

Abraços !