Clube do Pai Rico

Aluguel de ações

O estudo acompanhará o desempenho da ITUB4, BBDC4, PETR4 e da VALE5 – carros chefe do Ibovespa. Esta informação poderá ser usada tanto por quem opera na ponta de compra quanto para quem opera na ponta de venda … 😉

Este é um dado que acompanho diariamente, serve para que eu veja o “peso” extra que existe sobre estas ações. Normalmente – veja bem, normalmente … – um aumento na posição alugada pode significar um movimento de queda no papel. E o contrário também é verdadeiro, uma cobertura pode significar um movimento de alta.

Vamos lá !

Comentário: Sexta-feira foi um dia de “queda”. Mais um daqueles em que “caiu” parecendo “cair” só para dizer que “caiu”. Sabe ?

ibovespa diario 19082016

O candle de sexta até teve um corpo “decente”, chegando a testar a região dos 58.574 pontos (o último topo, de maio de 2015, que foi rompido esta semana) por cima. Mas o “núcleo” pequeno. Praticamente um doji.

Mercado emplacou a 10ª semana seguida de alta. O movimento é forte e não há nada que possamos dizer contra isso. Forte o suficiente para marcar a 2ª semana seguida com o IFR cravado nos 100. Se isso não é sinal de força … Mas não ache que isso é um sinal puro de que vamos cair. Lembra daquela alta de 2003 ? Subimos 15 semanas seguidas, com 7 travadas no 100 ! 😯

Mais uma vez voltaremos nossas atenções à região dos 58.574 pontos. Como disse, tivemos um teste (de confirmação) na sexta-feira. Quem sabe não vejamos uma nova tentativa no dia de hoje ? Enquanto não perder a marca, 62k segue sendo o nosso destino.

O dia amanhece vermelho no exterior. Bolsas europeias caindo (em média 0,5%) e petróleo corrigindo, devolvendo parte da forte alta vista nas últimas semanas. O óleo cai perto de 2% neste momento.

Isso afetará o nosso mercado ? Esta é a semana decisiva do impeachment. Todas as atenções estarão focadas nisso. Ou não … Sexta-feira teremos o pronunciamento de Yellen no evento anual de Jackson Hole. Evento anual, importante, que merece nossa atenção neste momento de “sobe ou não sobe” a taxa de juros dos EUA.

É … Tá subindo … e vai subir enquanto o Sr Mercado quiser subir.

Fiquemos de olho. 😉