Clube do Pai Rico

Como fazer a compensação de prejuízo com ações e opções na Bolsa ?

Pergunta:

Bom dia Zé, tudo bem?

Estou precisando de uma ajuda para esclarecer uma questão muito importante referente a compensação de perdas no mercado de renda variável.

Recentemente eu abaixei um e-book sobre opções (autor Fernando Góes) e nele ele escreve a seguinte frase:

\”Então só o prejuízo com opções gera crédito tributário para abater o pagamento de IR sobre ganhos com opções.
E o mesmo vale para ações, fundos imobiliários, minicontratos, etc.\”

Recentemente li dois livros sobre tributação no mercado de renda variável (Imposto de Renda no Mercado de Ações e Imposto de Renda nas Bolsas de Valores) e ambos mencionam que o que diferenciam a compensação do prejuízo é a operação comum da day trade.

Veja a citação contida no livro Imposto de Renda no Mercado de Ações:

\”Pode haver, por exemplo, compensação de perda no mercado à vista com ganho líquido no mercado de opções, desde que seja respeitada a regra de compensação de \”comum com comum\” e \”day trade com day trade\”.

E aí? Você com sua longa experiência em operações com opções pode me ajudar a esclarecer quais das informações é a correta?

Um abraço.

Resposta:

Bom dia Kelson,

Acredito que tenha havido alguma falha de interpretação por parte do autor … O que você leu nos livros é a forma correta de proceder. 🙂

Talvez o erro tenha ocorrido por um simples motivo: os lucros e prejuízos de ações e opções devem ser declarados separadamente. Existem os campos destinados aos lucros/prejuízos para operações comuns de ações, daytrade de ações, operações comuns de opções e daytrade de opções. Existem os 4 campos na declaração anual.

Já em relação aos “campos” destinados à exibição do crédito disponível para abatimento de lucros futuros, temos apenas dois. Comum e daytrade.

Não temos a apresentação do “banco de crédito” com o mesmo detalhamento que temos para a declaração da origem do resultado. É somente o crédito originado de operações comuns e o crédito de daytrades. E se a própria receita trabalha desta forma na hora de apresentar a informação, é porque é assim que ela funciona. 😉

Se você quiser fazer um teste, pegue o programa da declaração anual do IR e veja que ao colocar um lucro no campo de opções, ou no de ações, o crédito disponível será alterado da mesma forma. 🙂

Como disse, acredito que a confusão tenha ocorrido por causa da necessidade de se fazer a apresentação dos resultados obtidos de forma separada …

Espero ter lhe ajudado. 😀

Abraços !

 

O tema opções te interessa ?

E se eu …

… compartilhasse com você TUDO o que sei sobre o investimento em opções e que me permite obter ganhos ACIMA DA MÉDIA ?

E se eu dividisse com você TODA a base teórica que me proporcionou colocar em PRÁTICA as estratégias que adoto em meus investimentos em Bolsa ? Sempre priorizando um linguajar simples sem precisar fazer uso do economês que você normalmente encontra fora do Clube.

E se, depois disso, eu lhe mostrasse EXEMPLOS REAIS de operações que me permitem obter ganhos que me possibilitam dobrar meu capital anualmente ?

Além disso tudo, mostrarei a você alguns detalhes operacionais e determinadas informações que NINGUÉM divulga, segredos guardados a sete chaves …

A forma de apresentação deste conteúdo ? Vídeos, textos, áudio, vídeo conferências, e-mail … o que for melhor para lhe entregar de forma SIMPLES e DIRETA todo o conhecimento que acumulei nos meus últimos 20 anos de mercado.

Ficou interessado ? Cadastre-se através do formulário abaixo e receba, em breve, mais detalhes sobre esta oportunidade. 😀

Receba mais informações sobre o Curso de Opções:

* preenchimento obrigatório




Por exemplo … Você saberá o que eu fiz para comprar um carro financiado e ainda ganhar dinheiro com isso … Sim, usando a estratégia que apresentarei você entenderá como fiz para colocar o meu dinheiro para trabalhar e me dar um carro de presente ! E o melhor: sem precisar tirar dinheiro do meu bolso … 😉

Mas já aviso de antemão que serão oferecidas poucas vagas … Isso tem um motivo justo e que serve somente para lhe beneficiar: isso ocorrerá para facilitar o atendimento aos participantes, impedindo que fique qualquer dúvida referente ao assunto.

Este curso não é para quem deseja obter 100% de ganho em uma única operação envolvendo opções … Mas sim para aqueles que desejam obter 3%, 4%, 5%, 6% ao mês com estratégias de baixo risco com elas. Se é isso que você quer, preencha o formulário. Se não, continue se arriscando sem necessidade … 🙂

ps: se você não receber o e-mail de confirmação, não deixe de me avisar !! Ele será enviado para você imediatamente após o cadastro. (você pode usar os comentários, o formulário de contato, etc)