Clube do Pai Rico

Contagem regressiva para o … próximo feriadão

Alguém poderia me explicar como um país pode ir para frente se a preocupação geral da nação não é a corrupção, ou a situação caótica do Rio de Janeiro (tanto financeiramente quanto em termos de segurança pública), ou o estado de saúde do nosso sistema de saúde, ou a falta de educação proporcionada pelo nosso sistema educacional, ou … ou … ou … melhor eu parar por aqui; mas sim o calendário de 2017 ? 🙁

Mas o melhor é que tem uma coisa bem específica que muita gente já está de olho para 2017. O que seria ? Que teremos um ano livre de eleições, de jogos olímpicos, de copa do mundo (o que historicamente faz com que o ano seja mais … “improdutivo” do que de costume) ? Ou seriam os caçadores de feriado atacando com toda a força ? …

Sim, 2016 ainda não terminou e o povo já está caçando os feriados de 2017 !! Ou ainda pior: estão caçando os feriadões de 2017 ! Dá para acreditar ?

feriadoes-em-2017

Como conseguiremos fugir da crise que nos assola, ou então como tornaremos o país mais produtivo, ou ainda como transformar o Brasil no país que tanto queríamos, se a preocupação geral é em relação aos feriados ?

Feriadões e não apenas feriados !

Sim, somos agraciados com um dos calendários mais mãezoca do planeta. É feriado para tudo e para todos. Feriados nacionais, estaduais e municipais. De carácter religioso, político ou de orgulho nacional. É tanto feriado, que a maioria deles já perdeu completamente o seu propósito. Virou apenas um feriado e ponto final.

15 de novembro, rápido, o que foi “comemorado” nessa data ? Foi o feriado da semana passada …

E 12 de outubro ? Sabe dizer ?

Muitos, muitos feriados … Tantos, que se somarmos todos, teremos a incrível constatação de que o brasileiro não tem “apenas” 1 mês de férias. Ele tem quase 2 ! 😯 (lembre-se que um mês tem, em média, 22 dias úteis)

Mas se já são tantos feriados, por que não avacalhar de vez ? Por que não meter o pé na jaca e ampliar um pouco mais a folga ? Não bastam os feriados, que em teoria têm motivo para existir, precisamos ver os possíveis feriadões de 2017 !

Sim ! Porque só cortar um dia produtivo do calendário é pouco ! Precisamos mais !! Precisamos enforcar as segundas e sextas-feiras espremidas entre o final de semana e os feriados. Se já tem pouco, por que não aumentar ainda mais a folga ? 🙁

E é justamente isso que mais se vê por ai … As pessoas conferindo o calendário de 2017 e constatando que teremos um mar de feriadões em 2017 …

Na imagem que usei para ilustrar este post, uma matéria de um jornal gaúcho informa que por lá existirão 10 possíveis feriadões entre os 14 feriados existentes. Nesta conta estão incluídos dois feriados regionais (um municipal e outro estadual), mas você certamente poderá constatar que o número se aplica ao seu estado/cidade também. Se bobear, encontrará ainda mais feriados do que eles encontraram para Porto Alegre …

Não dá para entender !

Sério … Não dá para entender essa lógica. Ou melhor … até dá. Ninguém quer nada direito, quer somente os benefícios e direitos que o Estado pode proporcionar. Querem sugar até a última gota de todas as benesses de um Estado problemático e que está na sala de operações, procurando vaga para ir para a UTI. (que por sinal está cheia …)

Feriados … Feriadões … Recesso de fim de ano (mais um benefício que os servidores públicos não enxergam que têm)

O problema com os feriados e feriadões é tão grande que até uma proposta para mover os dias dos feriados (!!) que caiam em terças, quartas e quintas, para segundas ou sextas, já surgiu. Lembra que eu falei que ninguém lembra mais o motivo para a existência de tal dia de folga ? Pois então … Essa seria a cereja do bolo

– “Mas Zé, lá fora também existem MUITOS feriados !” … Sim, mas na maioria dos casos você não é remunerado por estes dias de folga. É … Estados Unidos e Japão pagam por hora. Então nos dias em que as pessoas não trabalham, nos feriados por exemplo, elas não são remuneradas …

Não disse que o Brasil era uma mãezona daquelas ?

Tem tanta coisa para ser mudada por aqui … eu sei disso. Tantas … Mas tantas … que isso seria somente mais um item de uma longa lista. 🙁

Ah, quer saber quais são os feriados nacionais de 2017 ? Então veja:

01/01 — DOMINGO
Confraternização Universal

28/02 — TERÇA-FEIRA
Carnaval

14/04 — SEXTA-FEIRA
Sexta-feira da Paixão

16/04 — DOMINGO
Páscoa

21/04 — SEXTA-FEIRA
Tiradentes

01/05 — SEGUNDA-FEIRA
Dia do Trabalho

15/06 — QUINTA-FEIRA
Corpus Christi

07/09 — QUINTA-FEIRA
Independência do Brasil

12/10 — QUINTA-FEIRA
Dia de Nossa Senhora Aparecida

02/11 — QUINTA-FEIRA
Dia de Finados

15/11 — QUARTA-FEIRA
Proclamação da República

25/12 — SEGUNDA-FEIRA
Natal