Clube do Pai Rico

Como andam os estudos ? E a leitura, está em dia ?

Sim, mais uma vez volto a falar sobre o tema estudos aqui no Clube. Não, eu não me canso de falar disso …

E não poderia ser diferente ! É justamente através do estudo que você tem acesso a um importante catalizador, a importantes ferramentas de transformação. É somente através do estudo que você poderá conhecer novas maneiras de fazer as coisas, a verdade sobre os fatos, o lado “teórico” do mundo real.

Sem contar sobre as vantagens diretas que quem estuda obtém em relação aos que não tiveram a mesma oportunidade … Lembra do post “Quer ganhar mais dinheiro ? Então … ESTUDE mais !” ? Pois então … quem estuda mais, ganha mais ! Existem exceções à regra ? Sim, como em toda e qualquer coisa neste nosso mundão … Mas olhando a média, é exatamente assim que as coisas funcionam: quem estuda mais, ganha mais.

Ah, isso acontece porque eles já começam em um ponto de partida ontem têm vantagem … Eles já tinham melhores condições financeiras, tanto que puderam estudar mais, eles tinham acesso às pessoas certas, tinha “QI” … E as tantas e tantas pessoas que tiveram a oportunidade de mudar radicalmente de vida após a conclusão de seus estudos ? Que tiveram a oportunidade de ter melhores condições de vida que seus pais, seus avós ?

Sim, estudo e retorno financeiro estão diretamente interligados. Quer você queira aceitar isso ou não.

 

Só vale o tempo de escola ?

Claro que não ! O tempo que você passa na escola, num curso superior, é sim muito importante. Os dados apresentados no post que indiquei levam justamente isso em consideração. Mas além disso, acho que o que fazemos após nossas formaturas tem um peso ainda maior sobre o nosso rendimento futuro.

Seja o estudo direcionado à sua área de atuação profissional, seja para sua vida financeira, ou talvez algo mais relacionado com a sua própria vida (algo mais pessoal, mais íntimo), ou sobre algum ponto que desperte o seu interesse (hobby). O que importa é que você tenha o hábito, a vontade de aprender mais.

Por exemplo … Qual foi o último livro que você leu ? Qual foi o último curso que você fez ? Assistiu a alguma palestra nos últimos tempos ?

Ou melhor: você tem o costume de ler ? De participar de cursos e palestras ?

Eu adquiri o interesse por livros somente depois de entrar na universidade. A leitura indicada pelo colégio estava muito longe de ser a que interessaria a qualquer adolescente … Mas de lá pra cá, acho que consegui tirar o atraso:

(só peço para que você não conte para a Helena onde eu escondo os chocolates dela, hehehe)

Muitos livros ? Não tantos quanto eu gostaria de já ter lido … Mas que certamente me ajudaram bastante a chegar onde estou hoje. Como você pode ver, assuntos variados, ligados às áreas de finanças, empreendedorismo, desenvolvimento pessoal e profissional. Cada um com algo a acrescentar, com um ponto de vista diferente a ser oferecido.

Leio porque gosto, porque me dá prazer. Leio porque me faz bem. Mas também leio por saber que poderei colher os frutos no futuro. Ao menos o Zé da Silva de 10, 15 anos atrás já colheu alguns muito bons do que plantou naquela época. 🙂

Você pode até não ler tanto quanto eu já li, da mesma forma que eu ainda não li nem “metade” do que muitos outros já leram (e que me despertam uma ponta de inveja, hehehe), mas você precisa incluir o hábito da leitura em sua rotina. Você precisa aceitar o fato de que a leitura lhe proporcionará benefícios. Ou melhor: o estudo lhe proporcionará.

Sempre uso o exemplo da leitura por ser algo de acesso mais fácil, democrático. Mas existem muitos cursos e palestras que podem lhe trazer um ganho exponencial de conhecimento, por um custo super em conta ou até mesmo de forma gratuita.

Comece com temas que sejam de seu interesse direto. Seja por lhe trazer algum retorno profissional, ou por ser de uma área de seu interesse (história, política, filosofia, romance, biografia, etc). Mas comece !

Só poderá ler apenas 1h por semana ? Então leia apenas 1h por semana ! Depois de algum tempo você verá que esse tempo será maior. Não está com disposição para ler hoje ? Não leia ! Forçar a barra pode não ser uma experiência muito agradável …

Estude !

Você costuma dizer que quer que as coisas sejam diferentes na sua vida, mas continua fazendo tudo da mesma forma … tudo do mesmo jeito ?

Pois então me diga … Como é que elas mudarão se você não ajuda nesta mudança ?

Se você continuar fazendo tudo do mesmo jeito, é assim que tudo permanecerá acontecendo …

Um passarinho sempre cai do ninho até o momento em que aprende a voar … 😉