Clube do Pai Rico

O que uma marolinha pode fazer ?

Realmente, a crise internacional não nos afetou … isso é intriga da oposição !!

Cheques sem fundos batem recorde em 2009, diz Serasa
da Folha Online

Atingido principalmente pelo resultado do primeiro semestre, o volume de cheques sem fundos no país bateu recorde em 2009, informou nesta terça-feira a Serasa Experian.

Segundo a empresa de análise de crédito, ao longo do ano passado foram devolvidos por falta de fundos 2,15% dos cheques compensados –o maior percentual desde 1991, quando o levantamento começou a ser feito.

Porém, os técnicos da Serasa projetam uma redução para este ano, baseado no fato de que o volume dos cheques sem fundos já estarem em queda desde o segundo semestre. Em dezembro, por exemplo, a taxa de cheques devolvidos foi de 1,87%, ante 2,04% em novembro.

Em 2009, o recorde foi delineado já no primeiro semestre, quando o país vivia o pior ponto da crise financeira global. No acumulado dos seis primeiros meses do ano a taxa de cheques sem fundos foi de 2,3% –o maior registrado pela Serasa para um semestre.

“Nesse período, as vendas financiadas com cheques pré-datados foram alternativas para o varejo, diante de um quadro de liquidez reduzida, uma vez que a oferta de crédito apresentava-se escassa, em decorrência da crise econômica internacional”, apontam os técnicos da Serasa em nota.

Já no segundo semestre, com a retomada do crescimento econômico e da volta da oferta de crédito, o índice caiu para 1,99% –insuficiente, porém, para evitar o recorde do ano.

Na divisão por Estados, o Amapá registrou o maior índice de cheques sem fundos em 2009, atingindo 10,2% dos cheques compensados, e foi seguido por Maranhão (9,65%), Roraima (8,92%), Acre (8,91%) e Sergipe (7,92%). Na outra ponta, apresentaram os menores índices os Estados de São Paulo (1,64%), Rio de Janeiro (1,73%), Santa Catarina (1,86%), Paraná (1,97%) e Minas Gerais (2,02%).

Dizer que o Brasil conseguiu sentir menos a crise é uma coisa. Dizer que ela nem passou por aqui ? Fala sério !!!

Agora … o engraçado é ver “eles” dizendo que foi graças ao bom trabalho do governo que passamos pela crise como passamos. Quer dizer então que na Índia e na China também teve um … dedinho deles ?