Clube do Pai Rico

O tempo age a favor de quem investe em ações

Semana passada apresentei uma notícia que me chamou a atenção por diversos fatores. Se você ainda não leu, basta clicar aqui: “Investidores com mais de 66 anos dominam a Bolsa

Nela somos informados que a nossa Bolsa, atualmente, é “dominada” por pessoas acima dos 66 anos. Não é um domínio numérico, mas sim financeiro. Mesmo sendo apenas 15% (aproximadamente) dos investidores, os investidores com mais de 66 anos correspondem a 45% do montante ($$$) em Bolsa.

No texto da notícia são apontados os 2 possíveis principais fatores para que esse quadro tenha se tornado a nossa realidade: tempo e dinheiro.

Ok … Dinheiro é uma realidade para uma “certa parcela” dos mais velhos. Não possuem mais as responsabilidades financeiras que a presença dos filhos em casa nos traz. Em muitos casos os gastos provenientes da vida adulta já se acabaram (como um financiamento imobiliário, por exemplo) deixando o orçamento mais leve.

Convenhamos que a realidade vivida pela grande maioria dos nossos aposentados não permitiria esse tipo de coisa, mas sendo a nossa Bolsa formada por apenas 0,35% da população brasileira (sim … apenas 0,35%), o quadro pode sim ser condizente com esta realidade.

Perfeito: dinheiro disponível para investimento. CHECKED

Mas a meu ver, a notícia foca num dos pontos fundamentais do investimento em Bolsa: o fator tempo.

O tempo age em favor dos investimentos, não importando o tipo deles. Lembra dos juros compostos ? Pois então … Quem começa cedo tem uma vantagem (in)justa com quem não pode fazer isso. (in)Justa, mas que poucos compreendem seu real valor e buscam aproveitar os benefícios.

Perfeito ! Alguém citando o uso da Bolsa como fonte de renda para a aposentadoria, usando o investimento com planejamento de longo prazo, usando o tempo a seu favor, e … Opa … calma, não é esse o lado do tempo que eles estão citando !

Não … a matéria dá destaque ao fator tempo … mas ao fator tempo livre !! 🙄

Não … não pode ser … É sério ? 🙁

Segundo a matéria, os mais velhos formam a maioria ($$$) da Bolsa porquê eles podem se dedicar mais ao investimento, podem acompanhar melhor o dia a dia das cotações. Podem estudar, realizar suas operações, acompanhar o sobe e desce do mercado … Sério ??

Pelo o que dão a entender, o grupo acima dos 66 anos é dono de quase metade da Bolsa porquê eles puderam ficar grudados na frente do PC, quase dizendo que só aconteceu isso porquê eles agora viraram daytraders

É desta forma que as pessoas envolvidas querem popularizar o investimento em Bolsa ? Dizendo que é preciso MUITO tempo para acompanhar as variações de preço, MUITO tempo para estudar, MUITO tempo, risco, dinheiro … Sério !!!??

Entenderam porquê somos apenas 0,35% da população ? 🙁

Vou contar um segredo para vocês … Não, você não precisa de muito tempo livre para se dedicar ao investimento em Bolsa. Não, você não precisa de MUITO tempo para estudar o assunto e aprender a investir em Bolsa. Não, você não precisa de MUITO tempo para acompanhar as cotações e gráficos para realizar seus investimentos e obter bons lucros nela.

Por exemplo … Para você começar a investir, aprender tudo o que é necessário para fazer o seu primeiro investimento em Bolsa, começando do absoluto zero, sem saber absolutamente nada sobre o assunto, precisará de apenas 5 semanas. 5 semanas, com apenas 1 hora de estudo semanal. Sim … esse é o tempo que os alunos do Minha 1x na Bolsa “gastam” para sair do zero até a sua primeira compra em Bolsa. 5 semanas de estudo, 1 hora semanal !! É preciso MUITO tempo livre para se fazer isso ?

Após concluir o curso, se o aluno não quiser se aprofundar ainda mais nas estratégias disponíveis, usando apenas a que é apresentada no curso – uma estratégia extremamente simples, que não requer muito conhecimento e muito menos tempo livre – é possível se investir de forma diversificada com apenas 5 minutos mensais. Sim, mensais.

Isso é precisar de MUITO tempo livre ?

Ok … quer ir adiante ? Quer aprender uma estratégia específica, que pode proporcionar rendimentos mais elevados ? Vai precisar de MUITO tempo para aprendê-la e ainda mais para colocar tudo em prática … não é mesmo ? Não, não é.

Com apenas 6 semanas, e pouco mais de 1 hora semanal, é possível de se aprender o método que uso em meus próprios investimentos, o Double PUT Double CALL. 6 semanas, 1 hora semanal !!! Isso é MUITO tempo para se aprender algo novo ?

Ah, mas pra fazer isso eu vou precisar ficar grudado na frente do PC, não Zé ?” … Não, não vai. Com apenas 5 minutos diários você poderá adotar o meu método. De forma plena, eficaz e segura. Sim … 5 minutos diários !!! Duas ou três olhadas nas cotações durante o dia, e uma olhada um pouco mais longa no final do dia. (uns 3 minutos)

5 minutos é MUITO tempo para se investir em Bolsa ? 1 hora é MUITO tempo para se aprender algo realmente novo e que fará total diferença em sua vida ? 🙁

Sim, o tempo é fator fundamental para quem investe em Bolsa. O tempo de investimento, correndo a seu favor, trazendo os frutos para quem plantou. 😉

Invista. Use o tempo a seu favor. Comece hoje e, quando tiver 66 anos, me diga se essa não foi a melhor indicação de investimento que você já recebeu em toda a sua vida. 😀