Clube do Pai Rico

A hora da verdade !

Você é o bombeiro que está no comando de uma missão importante, diante de um incêndio florestal. Suas decisões definirão o sucesso, ou não, da missão. E ainda mais importante, definirão se a sua equipe sobrevirá ou não.

Você é o líder de uma missão que está subindo o K2. Um dos membros da sua equipe está tão cansado que não consegue dar mais um passo sequer. O que fazer ?

Você é o CEO da Gillette, e precisa tomar uma decisão importante: barbeadores de plástico, para lutar contra sua concorrente, ou os metálicos e possivelmente revolucionar o mercado ?

Você é um dos tripulantes de um voo que cai nos Andes, no meio do nada. Estão fora da rota, o que atrapalha/impede que o resgate os encontre. Está sem comida e a esperança diminui a cada dia … O que fazer ?

Você é um General, de um dos exércitos que está batalhando na Guerra Civil Americana. Qual deve ser o seu próximo passo ?

Tá, você já entendeu. 😉

Nossa vida é formada por inúmeras decisões. Umas mais importantes e arriscadas, outra mais práticas e habituais. Mas, tudo que acontece, acontece por conta de uma decisão que tomamos em algum momento de nossas vidas.

Algumas delas acontecem de forma automática, outras necessitam de nossa dedicação e atenção plena. Algumas são tão complexas, que não podem ser tomadas individualmente. Outras, ainda mais importantes, dependem única e exclusivamente de nós mesmos.

O que eu faço, caso ou compro uma bicicleta ? 🙂

Decisões, decisões … decisões.

Existem inúmeros livros que se propõe a nos ajudar nestes momentos. Existem inúmeros cursos que se propõe a nos ajudar nestes momentos. Mas a decisão, no final das contas, cabe apenas a nós mesmos.

Por mais exemplos que tenhamos. Por mais decisões históricas e de destaque que analisemos, cada caso é um caso. Cada decisão pesa, influência, acontece … de forma diferente.

Você pode até usar como base eventos passados em sua tomada de decisão … Mas no final das contas, o que realmente importa é aquele caso específico. Ninguém garante que dois casos semelhantes, com a mesma decisão tomada, terão o mesmo desfecho. Ninguém …

Por isso, quem se propõe a estudar o tema, costuma ler e ler e ler e ler e estudar e estudar e estudar e estudar e simular e simular e simular … Aumentando a base de conhecimento (histórica e de possíveis variações), podem estar se ajudando em um momento futuro, quando surgir a necessidade deles próprios se verem diante de uma tomada de decisão importante.

Mas de novo: sem a garantia de que conseguirão obter um resultado parecido com um caso passado, que seja “igual” ao dele. O momento, os participantes, as condições, etc etc etc, não serão exatamente os mesmo …

Cada caso é um caso. 😉

Bom, falei, falei e falei. Tudo o que falei, justifica ignorarmos eventos históricos, onde importantes decisões foram tomadas ? Claro que não ! Justamente o contrário !! Ver o que ocorreu diante das decisões adotadas naquelas situações, pensando (se possível for) em variações, nos ajuda a evoluir e aprender com os erros/acertos do passado.

Por isso é um tema tão estudado por tantas pessoas. 🙂

E se você está buscando uma leitura que possa te apresentar diversos exemplos de tomadas de decisão, “A hora da verdade” é um livro interessante a ser lido.

Não, não será transformador. Possivelmente não te trará nenhum insight importante. Mas te trará exemplos, de eventos que você possa ou não conhecer. Talvez com alguns detalhes que você ainda conhecia.

Mas não … não será um livro revelador. 🙁

 

Nota do Site:
3 Moedas

A hora da verdade
Michael Useem

Editora: Elsevier
Ano: 2007
Edição: 1
Número de páginas: 264
Acabamento: Brochura
Formato: Médio