Clube do Pai Rico

Ser exercido em CALLs de PETR4, mas entregar outra ação no lugar ?

Pergunta:

Fala Zé, uma dúvida que ninguém conseguiu me esclarecer…. vamos ver se vc consegue!

1)Exemplo: Venda de Call 100 Petro, coberta com 100 ações da Petro e no mesmo dia mais 100 Vendas de Call de Itausa e deixei de garantia 400 ações de Itausa (para futuras operações)

Como o montante de garantia fica tudo junto na corretora

Se eu for exercido em Petro por exemplo, não corre o risco de ser transferido as ações da itausa por exemplo?

Ou só é transferida Ação por Ação (mesmo ativo)?

2) Se eu colocar como Garantia outro Ativo, por exemplo Amazon ou Magalu, e for exercido Na Petro ou Itausa ( faz de conta que não coloquei elas em garantia) pode haver essa situação com? “Pagar com Amazon ou Magalu” ?

Abraço
FN

Resposta:

Opa ! Tudo certo Felipe ? 🙂

Para entender isso de uma vez por todas, é simples. 😉

Uma Opção nada mais é do que um “contrato de compra/venda de um determinado ativo, por um determinado preço, em um determinado momento“. (na ordem: CALL/PUT, strike e vencimento)

Ao saber disso, sua dúvida já foi sanada. 😀

Se você vende uma CALL de PETR4, estará assumindo a obrigação de vender PETR4 pelo strike escolhido, no vencimento (ou até ele, se for uma Opção americana) daquela Opção.

Se você vende uma CALL de ITSA4, estará assumindo a obrigação de vender ITSA4 pelo strike escolhido, no vencimento (ou até ele, se for uma Opção americana) daquela Opção.

Portanto, não é possível que você venda uma CALL de PETR4 e entregue à pessoa que vier a te exercer esta Opção, uma ITSA4, por exemplo. 😉

A sua confusão deve estar sendo gerada pelo fato de que é possível usarmos ações como margem de garantia (bem como diversos outros tipos de ativo) para nossas operações de venda com Opções na B3.

Mas entenda que ao usarmos uma ação diferente da Opção negociada, a ação em garantia é encarada pela B3 como um equivalente em dinheiro ao valor daquela ação. Ela não é vista pela Bolsa como a ação propriamente dita. 🙂

Mesmo deixando MGLU3 em garantia, se você vier a ser exercido nas CALLs de PETR4, precisará entregar PETR4 à pessoa que te exerceu. O que poderá ocorrer é a necessidade de você vender as MGLU3, para comprar as PETR4 que precisará entregar à pessoa que exerceu suas CALLs de PETR4.

Mas não que você entregará MGLU3 para quem te exerceu nas CALLs de PETR4. 😉

Espero ter conseguido te ajudar. 😀

Abraços !