Clube do Pai Rico

Atenção Plena

É … por conta da correria do dia a dia, esquecemos de prestar atenção às coisas que acontecem com a gente e ao nosso redor. 🙁

Pode reparar, você simplesmente faz as coisas. Não vivencia elas. Se forem coisas “rotineiras” então, simplesmente não percebemos elas acontecendo. Banho ? No automático. Dirigir de casa para o trabalho, e do trabalho pra casa ? No automático. Comer ? No automático.

Nós simplesmente passamos a ignorar tudo o que acontece, por causa do ritmo frenético que nossas vidas tomaram …

Não temos tempo pra nada. Tudo é motivo para corrermos ainda mais.

Mas … Sabia que isso não é bem uma verdade. Né ? 🙄

Sim, a correria existe e faz parte da vida de todos. Mas muitas vezes, a “falta de tempo” é mascarada por outros fatores. Se você prestasse mais atenção nas coisas que costuma fazer durante o dia, perceberia isso. 😉

Sim, o livro aborda justamente isso: como podemos voltar a dar mais atenção a nós mesmos. Sim, técnicas que todos podem usar para que isso ocorra. Sem nada muito complexo ou “restrito”. Coisas simples, como parar, relaxar e prestar atenção à sua própria respiração ! Quando foi que você fez isso ?

Respirar é a coisa mais automática que fazemos. Mas se você parar e prestar atenção nela, verá que existem pequenos detalhes. Você pode assumir o controle disso. (como de quase tudo em sua vida)

Automático, mas que é de suma importância. E de tão automático, nem percebemos …

Muitas outras coisas são feitas no automático. Se prestássemos plena atenção em tudo o que fizéssemos diariamente, nossos cérebros não conseguiriam dar conta de todas as tarefas. Então, estar no modo automático, em muitos casos é um bom negócio.

O problema é que jogamos tudo para o modo automático e vivemos nossas vidas de uma forma parecida com a do ator Adam Sandler em Click. As coisas acontecem .. as coisas passam … e você nem percebe. Sua vida passa e você não percebe.

O mais ~engraçado disso tudo, é que uma adaptação do nosso cérebro, que existe para nos poupar energia, acaba drenando por completo o “pouco” que temos. Veja no seu grupo de convivência … Quantas são as que vivem se queixando de exaustão (em muitos casos extrema) todos os dias ? Não importa quantas horas durmam, o cansaço e a exaustão estão presentes.

Pois então … 🙁

A proposta das técnicas apresentadas em “Atenção Plena” é justamente trazer o controle da situação de volta às nossas mãos. É permitir que não precisemos mais viver desta forma. É criar uma forma de combatermos essa exaustão e voltarmos a viver (de verdade) nossas vidas.

Parece um papo meio riponga ? Pode até ser … Mas repare quão tranquilos, seremos e inteiros eles costumam ser. Nunca vi um reclamando de cansaço ou de estar exausto. Pode prestar atenção. 😉

Só sei que eu vou testar a técnica apresentada no livro. Fiz a leitura completa, ao invés de ir fazendo as tarefas propostas no decorrer dele enquanto fazia a leitura, para não me alongar muito. Mas agora com ela concluída, farei as tarefas semanais que nele são propostas. E sim, vou atualizar vocês das consequências. 😀

Então, se você costuma se sentir mais cansado do que o normal. Se não consegue se recuperar, por mais que durma ou descanse, sugiro a leitura. (algumas das técnicas ali apresentadas eu já conhecia de “outros carnavais” e realmente funcionam)

Simbora ? 🙂

 


Nota do Site:
5 Moedas
Atenção Plena
Mark Williams | Danny Penman

Editora: Sextante
Ano: 2023
Edição: 1
Número de páginas: 208
Acabamento: Brochura
Formato: Médio