Clube do Pai Rico

Pergunte ao Pai Rico – 93

Pergunta:

Na verdade são duas, uma é mais operacional e outra bem… é no mínimo clássica, lá vai:
1- Como faço para controlar meus lucros/prejuízos numa planilha que sirva tanto pra bmf quanto para operações à vista, de forma que os custos destas operações sejam calculadas pela própria planinha?

a mais difícil:
2- Resumindo o bláblá inútil, tenho uma namorada que não tem controle financeiro, mesmo não gastando o meu dinheiro, me incomodo ao vê-la perdendo o dela o que eu faço??

Resposta:

Bom dia Victor,

Vamos lá !

1- A planilha para operações na bovespa eu tenho. Na verdade são duas: uma para controle anual de lucros e prejuízos e outra que serve para verificar o resultado de cada operação, onde o custo de cada operação é calculado. Já para a BMF eu não tenho … já tive, mas como não pretendia ( e ao menos por enquanto permaneço não pretendendo ) investir lá, descartei. ( até imagino que a tenha guardada em algum lugar, mas infelizmente não tenho a mínima ideia de onde … )

Vou dar uma ajeitada nelas para disponibilizar aqui no site.

Uma boa alternativa para a planilha que calcula os custos operacionais da bovespa é a versão online que temos aqui no clube.

2- Agora a parte mais difícil de todas … como mudar alguém em relação ao (des)controle financeiro … ?

Acredito que você já tenha feito o básico … mas não custa nada perguntar:

– Já conversou com ela a respeito desse assunto ? O que ela argumentou ?

– Já apresentou para ela algum material que foque o tema Educação Financeira ? ( o Clube seria uma boa pedida, hehehe 😉 )

Infelizmente não existe mágica. A única forma de mudar alguém que tenha este perfil é mostrando o outro lado da moeda para ela, fazendo com veja que agindo da outra forma, com responsabilidade financeira, poderá obter muitos “prêmios”. Tente fazer um levantamento do que foi gasto no último mês, com a ajuda de um controle do Fluxo de Caixa. Separe o que é necessário e o que não é – na sua opinião, e converse com ela, mostrando os ralos do orçamento. A única forma que existe para alguém enxergar onde está errado é essa.

Mas tente não impor nada … converse de verdade, mostre que está querendo ajudar. Mostre que ela é quem está no comando e quando tudo estiver certo será ela que poderá colher os frutos.

Agora só um detalhe: Hoje ela é sua namorada gastando o dinheiro dela. Mas e se no futuro ela se transformar na sua esposa … ? O dinheiro que será gasto não será dos dois ? 😉

Abraços !
Zé da Silva – www.ClubedoPaiRico.com.br | www.BibliotecaFinanceira.com.br

    Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu twitter

    Sua dúvida

    (*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico