Clube do Pai Rico

Bem-estar instantâneo

Não, não é “mais um livro com aquelas bobagens de autoajuda” !

(até mesmo porque, como já disse antes, existem momentos que a única ajuda que uma pessoa precisa para mudar, para melhorar, para evoluir, é dela mesma …)

Vou repetir as informações contidas na contracapa do livro:

Com base em evidências científicas, Olivia Remes, pesquisadora da saúde mental da Universidade de Cambridge, passou a última década buscando formas de reduzir a ansiedade, a depressão e o pânico.

Neste livro, ela compartilha 50 dicas práticas que você pode adotar a qualquer hora e em qualquer lugar para sair de 10 estados emocionais paralisantes, que vão da indecisão à solidão, passando pela falta de motivação, o estresse e a sobrecarga, entre outros.

Cada capítulo é dedicado a um estado emocional e começa com a seção “Leia em caso de emergência”, com soluções capazes de trazer alívio nos momentos de crise.

Depois disso, são apresentados estudos científicos e informações básicas por trás da psicologia dos humores, além de estratégias de enfretamento de longo prazo.

As lições reunidas aqui permitirão que você desenvolva resiliência e se sinta uma pessoa mais calma e confiante para retomar o controle da sua vida.

E sim, a parte de “dicas rápidas” me pareceram ser bem funcionais. 🙂

Quer ver algumas ?

Estressado ? Encontre alguém otimista, porque as emoções são contagiantes. Está cientificamente comprovado que quando nos cercamos de gente feliz temos mais probabilidade de ficarmos felizes também.

Solitário ? Fale com um desconhecido. Conversar com outras pessoas, mesmo aquelas que não conhecemos, pode proporcionar uma melhora imediata ao nosso estado emocional.

Ansioso ? Livre-se do seu crítico interior. Toda vez que diz a si mesmo que é ansioso, você consolida em seu inconsciente a ideia de que se identifica com essa característica. Fale consigo mesmo apenas do jeito que falaria com um amigo.

Mas uma das passagens/pensamentos que mais me chamou a atenção foi:

Reconheça que a felicidade é a paz de espírito.

Muitas vezes, achamos que felicidade é sinônimo de animação: que, se comprarmos aquele iPhone novo, formos ao show de uma banda incrível ou recebermos aquela mensagem que aguardávamos com ansiedade, ficaremos felizes. É verdade que, quando conseguimos essas coisas, sentimos um aumento de emoções positivas, mas nossa animação se esvai rapidamente. Voltamos ao ponto de partida, ainda não tão felizes quanto gostaríamos.

A meditação de atenção plena mostra que a felicidade é algo menos complicado, muito mais sutil, e não depende de bens materiais. Ela vem da paz de espírito. Quanto mais cultivamos momentos que nos trazem calma e serenidade, mais felizes começamos a nos sentir.

Isso pra mim é ouro ! E vai em linha com o que acredito ser a felicidade.

Sabe aquela “dinheiro não traz felicidade, mas ajuda a pagar por ela” ? Pois então … 😉

No mundo atual é cada dia mais necessário que tenhamos estratégias e ferramentas que nos ajudem a controlar, a equilibrar nossas emoções. Somos “atacados” diariamente, de todos os lados. E muitas vezes o de dentro é o mais forte deles.

Aprender a se ajudar é fundamental.

Se você enfrenta alguns dos problemas a seguir, a leitura deste livro poderá te ajudar bastante:

Sentindo-se indeciso ?
Sentindo-se desmotivado ?
Sentindo-se descontrolado ?
Sentindo-se estressado ?
Sentindo-se sobrecarregado ?
Sentindo-se ansioso ?
Sentindo-se solitário ?
Sentindo-se rejeitado ?
Sentindo-se para baixo ?
Sentindo-se decepcionado ?

Acredite, esta leitura não irá te decepcionar. 😉

capa do livro "bem-estar instantâneo"

Nota do Site:
5 Moedas

Bem-estar instantâneo
Olivia Remes

Editora: Sextante
Ano: 2023
Edição: 1
Número de páginas: 160
Acabamento: Brochura
Formato: Médio