Clube do Pai Rico

Colunistas ||| Evite armadilhas. Popularidade das ações nem sempre significa um bom negócio

O investidor que acompanha os negócios na BOVESPA já deve ter observado como alguns papéis têm uma imensa popularidade. São companhias com as mais variadas características, desde micos em estado pré-falimentar a blue chips.

A popularidade acaba atraindo uma legião de pessoas nem sempre capacitada para avaliar se as ações em voga estão baratas. No entanto, é imprescindível saber que muitas vezes a popularidade de algumas companhias é inversamente proporcional aos seus fundamentos ou ao tamanho real da oportunidade.

Pelo lado das empresas sem bons fundamentos, é visível no mercado a atração que alguns micos geram, com muitas pessoas buscando pelo bilhete premiado da vida. A defesa da tese de investimento por vezes é desprovida de fundamentos reais ou é alimentada por interpretações de fatos negativos que chegam ao ponto de, por meio da ilusão, ser considerados como eventos positivos. Num extremo, até pedidos de falência podem chegar a ser comemorado …

O mecanismo ilusório persiste com a infalível técnica de atribuir “preços justos” de 5, 10, 20 vezes o preço vigente no momento, mesmo que, para isto, a empresa tenha que valer mais de acordo com alguns indicadores fundamentalistas do que outras companhias em excelente estado patrimonial. Todo este fetiche acaba fazendo com que algumas pessoas montem uma carteira de investimento concentrada apenas em ações de empresas de fundamento duvidoso e que dependem de gestões heróicas e muita sorte para sobreviverem.

É evidente que o investimento em ações não deve ser a eterna busca deste bilhete, e sim uma análise racional dos fundamentos das empresas, investindo de forma inteligente e montando uma carteira com a noção do risco e potencial de retorno de cada companhia.

Do mesmo modo, grandes empresas famosas, ainda que efetivamente tenham um futuro excepcional, acabam por custar tão caro sob a ótica dos indicadores fundamentalistas (Preço/Lucro, Preço/Valor Patrimonial, Preço/EBITDA, Price Sales Ratio, Dividendo Anual, etc …) que já tem em seus preços embutido até mesmo uma década de bonança pela frente, nada mais restando de valorização justa a ser recebida para quem compra suas ações. Depois o investidor acaba não entendo porque mesmo com resultados cada vez melhores algumas companhias não tem suas ações valorizadas.

É importante que você saiba que há grandes oportunidades na bolsa nos quais poucas pessoas comentam. Muitos ativos passam a ser populares apenas quando estão caros ou após altas substanciais e silenciosas. O setor de commodities, por exemplo, tão badalado até maio de 2008, era desprezado em meados de 2001/2002 e muitas das companhias do segmento continham elevadas dívidas cambiais. Do desprezo absoluto até a precificação irracional foram 2000%, 3000% de valorização. Em contrapartida, a Telemar, vedete da bolsa à época, não atingiu, no mesmo período, a 1/10 da valorização de ações ligadas ao referido segmento desprezado.

É fundamental aprender a análise de atratividade das ações e qual o ganho que você ainda pode ter com elas. Quanto mais tempo os investidores demoram a perceber isto, mais oportunidades de ganhos deixarão passar, alongando o período de acumulação de patrimônio para uma vida mais tranqüila.

Com efeito, quando passamos a ter a capacidade analítica de observar se uma empresa “vale” aquele preço que pisca no seu monitor, sabendo definir se está caro ou barato, deixamos de ser apenas massa de manobra de terceiros, cujas intenções nem sempre são as mais santas. Saber o que está comprando de fato custa bem menos e leva muito menos tempo do que a recuperação dolorosa dos sucessivos erros em razão de decisões não pensadas, precipitadas.

Educar-se sobre o tema, estudar e descobrir os ativos que além de popularidade tem requisitos de valor e guardam especialmente uma boa atratividade na relação preço x valor é altamente recompensador quando os acertos forem se avolumando e o mercado ir acordando para as oportunidades existentes que você percebeu antes.

Abraços,


Anderson Lueders Autor do Livro “Investindo em Small Caps: um roteiro completo para se tornar um investidor de sucesso”.