Clube do Pai Rico

Colunistas ||| Ideias brilhantes – coisa de gênio ?

Quem nunca pensou “Por que eu não tive essa ideia antes ?” que atire a primeira pedra. Mas o que será que faz com que algumas pessoas tenham ideias antes da maioria ?

Como todos nós sabemos, ainda que haja divergências de opiniões sobre o seu começo, hoje vivemos na “Era da Informação”. Não é de hoje que vemos boas ideias transformando simples estudantes em donos de empresas gigantes. Mas o que a maioria de nós não sabe é que ter uma boa ideia não é um dom ou algo para gênios. Embora ela, sozinha, não seja garantia de sucesso, existem maneiras de ajudar nesse processo criativo. Eis algumas:

1 – Esteja em constante contato com o assunto – embora algumas ideias pareçam vir “do nada”, elas têm forte ligação com o que você costuma ver, fazer e pensar (afinal, muita coisa fica no subconsciente). Se você tem forte contato com tecnologia, é natural que suas ideias tenham relação com a área. Independentemente da área, leia, pense e converse sobre o assunto.

2 – Anote tudo – não é porque o subconsciente pode nos ajudar que devemos deixar tudo nas mãos dele. As vezes, podemos combinar algumas ideias “esquecidas” para criar uma realmente boa.

3 – Faça coisas diferentes – desde mudar o trajeto de casa até sentar em um lugar diferente no trabalho podem ajudar no processo criativo.

4 – Converse com quem entende do assunto – nada melhor do que ouvir alguém que já trilhou o caminho pelo qual queremos passar.

5 – Inspire-se nos melhores – não faz sentido querer ter uma empresa do tamanho do Facebook e pesquisar a história da empresa da esquina.

Ainda que as dicas acima não possam garantir êxito (na realidade, nada pode), optar por segui-las pode ser o diferencial para a tão esperada “grande ideia”. E você, já leu sobre o assunto hoje ?

João Selarim