Clube do Pai Rico

Livros ||| A História do Dinheiro

Dois temas que sempre despertaram o meu interesse: história e dinheiro. Portanto, nada mais natural do que ler um livro que conta a história do dinheiro, concorda ? 🙂

Muito interessante, passando literalmente por toda a história do dinheiro, desde os seus primórdios, ainda na forma de escambo – a troca de produtos por outros “de igual valor” (eu produzo trigo e você é pescador, então trocamos meu trigo com seus peixes), até as primeiras formas mais primárias de dinheiro. Sabia que aqui na América usavam o cacau como dinheiro ? O mais interessante é que além de servir como dinheiro, ele também podia ser usado como … comida ! Um dinheiro que realmente tinha um valor/utilidade.

Saindo do escambo, indo para as primeiras experiências com moedas, que foram mais difundidas pelos gregos. É incrível como dão à roda o título de maior invenção da humanidade … tenho minhas dúvidas, acho que foi o dinheiro, mas tudo bem. No momento em que as moedas tornaram-se populares na Grécia o “boom” tecnológico e cultural foi gigantesco. Se pararmos para olhar, somente em tempos onde o dinheiro é encontrado em abundância é que vemos isso. Coincidentemente na idade média, o período mais sombrio da história humana, vemos uma retração em todos os sentidos. Foram quase 1.000 anos em que não “produzimos nem criamos nada”. Quase passou em branco … a coincidência é que nesse período o dinheiro “saiu de moda”.

Por quê saiu de moda ? Roma tinha conseguido tirar todo o valor dele, criando tanto dinheiro “do nada” que a inflação ficou gigante e o valor do dinheiro desapareceu. Criavam dinheiro para custear seus exércitos e manter a máquina estatal que crescia mais e mais. Engraçado … onde estou vendo isso acontecer … recentemente ? 😯

O dinheiro nunca deixou de existir, porém não tinha tanto crédito quanto outrora, e olha que as moedas eram feitas de ouro e prata … 🙂
(era “normal” encontrar moedas com peso menor do que deveriam ter e misturadas com outros metais …)

Mais tarde, bem mais tarde, houve o surgimento do dinheiro em forma de papel, o papel moeda. Criado para facilitar o transporte – já imaginou o trabalho que era para transportar 1.000 moedas de ouro ? – o papel moeda ganhou espaço e credibilidade. Afinal como um mero pedaço de papel poderia ter valor ? Sem credibilidade uma nota de dinheiro não tem valor algum.

E finalmente temos a criação do dinheiro de plástico – os cartões – e o eletrônico, que nos deram a mobilidade necessária para dar força ao comércio eletrônico e a Globalização do mercado mundial.

E o lado histórico geral ?

Mas uma parte me chamou muito a atenção, o lado histórico, que contava sobre as crises monetárias, as histórias de hiper inflação …

É interessante tentar fazer uma correlação entre esses momentos históricos com o atual momento econômico mundial, onde os EUA vem imprimindo dinheiro e mais dinheiro para “alimentar” a máquina, na tentativa de recuperar sua economia. No passado isso não deu certo, nunca. Será que realmente acreditam que agora será diferente ?

E o livro ?

Infelizmente ele não está mais a venda … em lugar algum … 🙁

Se eu descobrir algum lugar aviso vocês. 🙂