Clube do Pai Rico

Pergunte ao Pai Rico ||| 136

Pergunta:

O Magazine Luiza está entrando na bolsa. Gostaria de aproveitar a ocasião para perguntar se é mais simples ou mais vantajoso entrar neste estágio.
Também gostaria de saber se há algum lugar (site) para saber quais empresas estão entrando na bolsa. Me parece que são ótimas oportunidades, estou errado?


Jorge Vilela

Resposta:

Boa tarde Jorge,

Olha … entrar numa IPO (Oferta Pública Inicial – do inglês Initial Public Offering) é na minha opinião uma das operações mais “arriscadas” que existem na bolsa. Por quê ? Porque sabemos muito pouco sobre a empresa que está fazendo a oferta. Certo … até podemos saber sobre a empresa, porém sobre os números da empresa temos poucas informações.

Agora imagine para quem costuma operar usando apenas análise gráfica – que é o meu caso. Como fará para analisar o passado das cotações se elas não existem ? 🙂

Entrar numa IPO é quase como se preparar para acertar um alvo no escuro. Você sabe que ele está lá, porém não tem as informações necessárias para acerta-lo.

Um outro ponto muito importante a se levar em consideração, normalmente o que acontece na hora que as ações são ofertadas ao público ? Os donos dela querem ganhar o máximo possível … certo ? Então as chances de que a cotação da oferta seja um pouco acima do “certo” é grande. Mas como as cotações ainda podem subir após a oferta ? O interesse do público é tão grande que consegue manter as cotações subindo …

Isso não é regra, é claro. Mas é o que mais vemos por ai …

A maioria das pessoas não entra numa IPO para conseguir comprar as ações da empresa estreante, elas compram na expectativa de que outras pessoas, normalmente fundos de investimento, precisem comprar mais ações do que conseguiram levar (pois normalmente existe um corte no que foi pedido, por ter mais demanda do que oferta de papéis). Com isso a cotação subirá nos primeiros momentos e ela poderá embolsar um bom lucro.

Sobre os detalhes da IPO da Magazine Luiza, eu não os tenho … não poderei te dizer se é uma boa ou má ideia … ao menos eu não participarei.

Sobre onde conseguir a lista das próximas IPOs, normalmente os sites das corretoras apresentam esse tipo de informação, em algumas até existe uma área específica para mostrar as IPOs que estão a caminho. 🙂

Se entrar, boa sorte. 😉

Abraços !

    Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu twitter

    Sua dúvida

    (*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico