Clube do Pai Rico

Livros ||| Gifting

De início parecia que estava lendo um livro em grego. Sério ! Lia, lia, lia e lia mais um pouco e nada de entender o que estava escrito ali na minha frente. Mas pudera … o assunto é completamente diferente de tudo o que estou acostumado a ler. Imagine, estou acostumado a ler sobre finanças, estratégias com negociação em ações, biografias … e agora estava lendo sobre brindes. Brindes !

Que bom que li sobre brindes !! 🙂

O primeiro capítulo (o livro é dividido em 4 partes, de quatro autores diferentes, tratando de assuntos “diferentes”) é mais focado na origem do gifting, dos brindes, dos presentes … Acredito que por isso estivesse parecendo grego. Mas entendo perfeitamente a necessidade dessa introdução. Mas até falar sobre amuletos de guerreiros “pré históricos” foi falado. 😀

Você “despreza” esse assunto ?

É ? Sabe qual o tamanho do mercado de brindes ? Claro que aqui no Brasil não temos dados exatos sobre o mercado … mas basta irmos à Meca das estatísticas e pronto. Nos EUA o mercado de brindes movimenta meros U$ 20 bilhões ao ano. Isso, os brindes giram U$ 20 bilhões anuais ! Pequeno não ? Merece ou não um pouco da sua atenção ?

Não importa se você estará na parte que produz os brindes ou na que distribui eles, você precisa “acordar” para essa realidade.

Quer ver como é importante ? Responda: você não gosta quando ganha algo de uma empresa que lhe presta algum serviço, ou de uma que você preste serviço a ela ? Todo mundo gosta de ganhar um mimo de vez em quando. É natural ! Mas o grande problema, como em praticamente tudo, é conseguir se diferenciar.

Exemplo ? Me diga quantas canetas você ganhou esse ano ? Consegue se lembrar ? Eu também não … nem ideia, mas foram algumas. De quem ? Muito menos … Agora, quantas caixas gigantes de TicTac você ganhou esse ano ? Um presente/brinde desse tipo não tem como esquecer ! Por ser tão diferente o negócio fica marcado, tenho certeza que sempre usarei esse como exemplo de um belo brinde, de um que tinha diferencial.

Como disse Roberto Duailibi:

Dar brindes regularmente para ser lembrado é estratégico – agora, dar brindes que a pessoa queira guardar e se lembre positivamente de quem deu … essa é outra história.

E é exatamente isso ! Presentear por presentear é apenas mais do mesmo … presentear, com algo diferente, algo inovador, algo útil … marca para sempre.

A leitura desse livro abriu minha cabeça para um lado das coisas que eu nunca havia pensado. Na mesma hora surgiram ideias de ótimos (ao menos imagino que sejam, hehehe) presentes para futuras ações aqui no Clube. Aquela coisa que ficará na sua estante, em destaque, que sempre te fará lembrar – e falar – de quem deu.

Entendeu agora porque ler sobre assuntos “fora de sua alçada” é bom de vez em quando ? 😉

Nota do Site:
4 Moedas

Gifting
Marina Pechlivanis, Auli de Vitto, João de Simoni e Claudio Mello

Editora: Campus Elsevier
Ano: 2009
Edição: 1
Número de páginas: 200
Acabamento: Brochura
Formato: Médio