Clube do Pai Rico

Você concorda com a opinião dele ?

Um comentário muito interessante e “anonimo” foi publicado no post Como ter conta no banco sem pagar taxa de manutenção ?:

Existe uma linha muito tênue entre educação financeira e MALANDRAGEM. Querer ter uma conta bancária e não remunerar a instituição é como quem baixa filmes para assistir na internet. Quer aproveitar do bem ou do serviço mas não quer pagar nada. E daí que os estúdios de cinema já ganham milhares de dólares. Você está consumindo o produto sustentado nos outros que pagam para consumi-lo.

Ninguém faz campanha ou ensina técnicas de como consumir uma coca-cola sem pagar nada. E olha que é uma das empresas que mais lucram no mundo. Também têm lucros exorbitantes, tem um produto que muitos dizem que vicia, além de não fazer muito bem para uma vida saudável. Pagam sem reclamar.

É sabido que os bancos estão longe de prestar um serviço de excelência. Então vamos brigar para melhorar esses serviços ou que baixem o preço das tarifas e dos pacotes de serviços. Mas não pagar NADA! Grande parte dos que não querem pagar nada querem colocar um dinheiro e sacar. Não movimentar nada, não aplicar nada, não contratar nada. Os bancos podem ser encarados como vilões, mas há funcionários neles. Funcionários que ganham participação nos lucros. Será que quem quer uma conta de graça, acha também que o Banco não gasta nada para manter essa conta?

Se você acha o pacote de serviços do seu banco caro, vá para outro. Pesquise, pechinche, faça produtos ou gere uma reciprocidade. Agora consumir e não pagar, para mim é coisa de malandrão metido a esperto.

Você concorda com o que ele disse ?

Claro que um comentário desse exigia uma resposta …

Obrigado pelo seu comentário. 🙂
Mas te garanto que de malandro não tenho nada …

Se você olhar com cuidado a conta essencial, verá que ela atende somente a uma pequena parcela dos usuários de serviços bancários. Afinal o pacote é enxuto e oferece pouquíssimos serviços de graça. (o pior é que é mais do que suficiente para a grande maioria dos correntistas, mas apenas uma minoria faz a migração …) Quem está usando o que é oferecido pelo pacote pouco usa a estrutura do banco. “Ah, mas ele provavelmente irá ao banco pagar alguma conta …” Se for, melhor pro banco, afinal ele recebe um pequeno valor de cada conta que é paga nele.

Você não falou nada sobre a conta salário. Acha errado que ela exista também ?

Me desculpe … mas quem defende uma tarifa de R$ 1,00 e é contra uma gratuita está sendo somente uma coisa … demagogo. É dizer que não aceita um serviço de graça, mas que quer dar em troca apenas uma esmola. O R$ 1,00 cobrirá os gastos ?

Faço uma proposta. Levante em sua agência quantos clientes existem, quantos usam a conta grátis, quantos usam cada uma das modalidades oferecidas por vocês. Acredito que irás se surpreender com o número …

Repetindo, quem usa a conta de serviços essenciais pagará por tudo que não é encontrado no pacote. Pagará anuidade do cartão de crédito – se quiser ter um, pagará por DOC/TED, pagará ao depositar um cheque em sua conta. Ah ! E sem esquecer, é claro, que o banco receberá sempre que o cliente usar o seu cartão de débito … a operação dele é paga, através de taxa “embutida” no valor do produto/serviço adquirido.

Mas acima de tudo: o banco ganha com o dinheiro do cliente. Sim, o dinheiro que está paradinho lá na conta … que é do cliente. Afinal ele pode efetuar 1.001 operações (como empréstimos por exemplo) com o dinheiro de cada um de seus clientes.

Afinal … o banco ganha (cobra) ou não com os clientes “malandros” que “não pagam” pela manutenção de suas contas … ?

Além do comentário aqui no Clube ele (ou alguém que escreve de forma muito semelhante a dele, pois ele alegou que “[email protected]”) fez um post em um blog sobre pitacos. No post afirma que trabalha em banco e por isso sabe do que está falando. Sabe e pode falar.

O engraçado é que só agora, preparando o post e revendo o que foi dito eu notei um pequeno detalhe em seu primeiro comentário (sim, foram 2, um com a opinião acima e outro com a indicação do post). Uma frase interessante: “Funcionários que ganham participação nos lucros“.

Interessante … primeiro defende que o banco tem custos com as contas, que “não podem” oferecer um serviço simples e básico como a conta essencial de graça, para em outro momento alegar que isso afeta o lucro, dos funcionários – sendo ele um funcionário de banco. Show ! Está defendendo o que é seu !! 🙂

Mais uma vez eu pergunto: O banco está realmente oferecendo um serviço de graça ?

Pense, reflita e comente. 😉