Clube do Pai Rico

Aluguel de Ações

O estudo acompanhará o desempenho da Vale5 e da Petr4 – carros chefe do Ibovespa. Esta informação poderá ser usada tanto por quem opera na ponta de compra quanto para quem opera na ponta de venda … 😉

Este é um dado que acompanho diariamente, serve para que eu veja o “peso” extra que existe sobre estas ações. Normalmente – veja bem, normalmente … – um aumento na posição alugada pode significar um movimento de queda no papel. E o contrário também é verdadeiro, uma cobertura pode significar um movimento de alta.

Vamos lá !

Comentário: E tome aumento no aluguel, principalmente em Petro …

Aparentemente ontem foi o dia que marcou o fim do repique, e que fim hein ? Tombo de A a Z. Lá fora então … nem se fala. Achei estranho foi o fechamento … puxaram fortemente alguns papeis no leilão … estranho demais. Muitos justificaram como sendo vendas a descoberto que não encontraram ações disponíveis para aluguel. (para passar a “noite” vendidos)

Não sei … é só olhar o gráfico acima e ver que o pesado foi devolvido, o JCP havia ocorrido poucos dias antes. Mas sim, sei que há diferença entre os casos. Eu mesmo já participei de momentos assim. O aluguel do JCP é “normal”, já o aluguel em momentos pré desabamento fazem com que muitos fundos (que são os principais “emprestadores” de papel) fechem a torneira e não aluguem. Afinal sabem que se alugarem os valores das ações desabará e isso afetará o seu rendimento.

Já disse que aconteceu comigo pois me solicitaram ações, para aluguel, da minha carteira num pré tombo. Vi que era o que estava para acontecer e não alimentei a máquina. 😉

É pessoal … o negócio está feio. Acho que muito em breve estaremos nos 48.000 pontos de novo. Vai parar lá ? Não sei … Mas a coisa está feia. No momento o petróleo cai quase 3% e o ouro sobe outros 3%. (um aproveita o mercado de alta e o outro serve de proteção em momentos de baixa)

Bom, continuemos operando e rentabilizando nossas carteiras. 😀