Clube do Pai Rico

Livros ||| Meu vizinho Warren Buffett

Prometo que a partir de hoje tomarei um cuidado especial na hora de comprar meus livros: Se tiver a presença de duas palavrinhas mágicas pensarei 2x antes de comprá-lo. As palavras ? “Warren Buffett

Lembra da minha experiência anterior com um livro que se encaixava nesse “perfil” ? O “Caro Sr. Buffett” …

Não, o livro não é ruim, gostei bastante da leitura, o problema é que vamos com uma expectativa e depois acabamos frustrados … Se o título fosse “Conheça o método operacional de alguns dos investidores não profissionais mais bem sucedidos dos EUA” cairia feito uma luva. Mas ao atrelar à figura do mito Buffett …

10 pessoas comuns que ganham muito com ações !

Uma das coisas que mais gosto e de conhecer diferentes estratégias operacionais, sejam estratégias vencedoras ou perdedoras, gosto de conhecer as coisas que as outras pessoas usam para fazer dinheiro na bolsa. Sabe, você sempre acaba vendo um ponto interessante, sempre tem um pulo do gato que você deixou passar … Muitas vezes são coisas óbvias, mas que não conseguimos enxergar, até que nos mostram.

O interessante é que mostraram 10 pessoas comuns, uma completamente diferente da outra, usando estratégias completamente diferentes entre si (e da usada por Buffett …), que envolvem o uso de opções, análise gráfica, análise fundamentalista, profunda pesquisa dos setores (diferente de pesquisa de dados fundamentalistas …), e o já tradicional … achismo. Sim, usam de tudo, e vêm apresentando um ótimo desempenho desde o início de suas operações, se aproximando de resultados de investidores renomados, como … Warren Buffett ! (olha ai o motivo do título)

São 11 capítulos, sendo que 10 são dedicados ao detalhamento dos métodos de cada um dos 10 participantes do livro. Detalhado mesmo, mostram quais foram as ações negociadas, os melhores resultados, os piores, as ferramentas que usam, como operam, porque operam. Bem interessante.

Mas …

Só um probleminha … usam como base o resultado obtido em bolsa ? Não … usam o resultado obtido em simuladores ! 🙁

Isso, o resultado obtido por cada um dos 10 investidores, e apresentado no livro, é fruto de seus resultados investindo em um simulador de bolsa. (como os que temos aqui)

Longe de ser algo realista, o resultado que temos em simulações não nos mostram nada além de um resultado que poderia ser obtido na vida real caso usássemos a mesma estratégia. Nem vou levar em consideração que nos simuladores não usamos as ofertas de compra e venda reais, normalmente levam em consideração somente o preço da ação, não importa se o volume negociado de verdade é de R$ 1.000,00, num simulador você poderá operar com R$ 1.000.000,00 nesta mesma ação, sem problema algum … liquidez infinita. E isso definitivamente não existe.

Mas o pior ponto de se basear em resultados de simulador é o fato de que neles não envolvemos dinheiro de verdade, e não envolvendo dinheiro de verdade não envolvemos o item mais importante de cada uma das operações que realizamos diariamente em bolsa: o lado emocional do trade. É ele que te faz “esperar mais um pouco para comprar”, ou “não vou zerar ainda, é só um repique” … o emocional manda, e a grande maioria dos investidores ainda é comandada por ele. Só os profissionais, e mesmo assim são poucos, conseguem deixar o psicológico de lado.

Um bom livro

Nada de excepcional, mas interessante de ser lido, especialmente para quem deseja aprender com os outros. Seja com o acerto ou com os erros deles. 😉

Meu Vizinho Warren Buffett

Nota do Site:
3 Moedas

Meu Vizinho Warren Buffett
Matthew Schifrin

Editora: Campus Elsevier
Ano: 2011
Edição: 1
Número de páginas: 248
Acabamento: Brochura
Formato: Médio