Clube do Pai Rico

Livros ||| Títulos Públicos sem Segredos

Não é segredo para ninguém a minha preferência de investimento: sou 100% renda variável (bolsa de valores) e “não abro mão” disso. Me identifico com o mercado, com o sobe e desce, com a adrenalina, com o risco, com o retorno, com o funcionamento, com o stress, com a euforia, com o desespero … resumindo, Sou 100% ações !

Mas … como tudo nessa vida … precisamos ter a mente aberta. No meio do ano (junho/2011) decidi que já era hora de me aprofundar nos estudos sobre o tema Tesouro Direto, conforme relatei no post “Tesouro Direto: De volta aos estudos !” Achei que precisava disso, afinal de contas sei que não poderei levar a minha relação investimento renda fixa x renda variável, da mesma forma que a adotada hoje, pelo resto da minha vida. Conforme a idade vai chegando é de suma importância termos uma parcela em renda fixa para nossa segurança. Até então todo investimento que fiz em renda fixa foi em fundo de renda fixa ou em CDB. (e praticamente só usei na época em que fazia minhas vendas de ações alugadas)

Nos comentários do post fui informado sobre a existência do livro “Títulos Públicos sem Segredos“, (Campus/Elsevier, 2009). Caiu feito uma luva ! 🙂

Um manual completo !

Posso garantir que gostei muito do que li, um manual completo sobre o assunto. Não, não é um manual sobre o funcionamento do Tesouro Direto, é um manual sobre títulos públicos, portanto algo muito mais completo e complexo. Detalhes dos detalhes, sabe ?

Quais são os títulos disponíveis, quais suas características, quais suas vantagens, quais suas desvantagens, qual seu prazo de validade, como funciona a rentabilidade de cada título, se ele tem algum cupom de juro (que dá algum valor antes do vencimento), … Nossa senhora, é tanta coisa, tanto detalhe … que só lendo para ver. 🙂

Mas …

Ou você acha que só tem vantagens ? Não, não é o livro, ele é completo, ideal para quem esteja estudando o assunto. O “mas” é sobre o investimento em títulos em si. Sério, são tantos detalhes, tantas variáveis que influenciam no resultado final que não sei se justifica o “trabalho” de se investir no Tesouro Direto. Por exemplo, se você quer um título – que a meu ver – bom, que são os que são atrelados a algum índice de inflação, terá que se contentar com títulos com prazo mais curto. O que isso significa ? Precisará ficar reinvestindo o capital de tempos em tempos. A ideia de comprar um título e “esquecer” – afinal o rendimento é garantido até o final do prazo de validade dele – foi por água abaixo … Você precisará ficar renovando e caçando os títulos que apresentem as melhores condições.

Claro que não é a mesma coisa que escolher uma ação numa lista de componentes do índice bovespa, é uma lista muito menor. Mas não é tão simples como imaginei que fosse.

Outro ponto “negativo”, para garantir o rendimento oferecido – e garantido – pelo título, você, além de precisar ficar até o seu vencimento, precisará reinvestir os cupons que forem sendo distribuídos ao longo da vida desse título (se for o caso do seu …). Se o valor do cupom for menor do que o valor necessário para adquirir um novo título, ou se o rendimento do título comprado com esses “dividendos” for menor do que o do título “mãe”, o rendimento imaginado no começo não será atingido integralmente.

Eu não sei, fiquei com uma sensação de não é assim tããão vantajoso abrir mão da comodidade de um fundo de renda fixa (com baixo custo de administração) ou um CDB com rendimento de 100% do CDI, pela “possibilidade” de se obter um lucro a mais no Tesouro Direto. Posso estar enganado … posso. Posso até não ter visto algum detalhe importante … Mas não sei, achei que era mais simples, mais fácil, mais “compra, esquece e retira o valor total no final do prazo com o rendimento desejado“.

Fiquei com uma sensação de “Pô … se vou ter todo esse trabalho, porque não faço isso com ações ?” 🙂

Você quer mesmo investir no Tesouro Direto ?

Se sua resposta foi SIM, então a leitura desse livro é obrigatória. Você poderá tirar muitas de suas dúvidas, descobrirá coisas que provavelmente não imaginava e acima de tudo, terá base teórica para entender o que está acontecendo com o seu dinheiro. 😉

Ah ! E o melhor ? O livro está custando apenas R$ 26,95 ! 😀

Ótima leitura !


Nota do Site:
5 Moedas
Títulos Públicos sem Segredos
Fabio Pereira

Editora: Campus Elsevier
Ano: 2009
Edição: 1
Número de páginas: 168
Acabamento: Brochura
Formato: Médio