Clube do Pai Rico

Um verdadeiro balde de água fria …

Você certamente já conhece o texto abaixo, atribuído a Max Gehringer:

Recebi uma mensagem muito interessante de um ouvinte da CBN e peço licença para lê-la na íntegra, porque ela nem precisa dos meus comentários. Lá vai:

“Prezado Max meu nome é Sérgio, tenho 61 anos, e pertenço a uma geração azarada. Quando eu era jovem as pessoas diziam em escutar os mais velhos, que eram mais sábios. Agora me dizem que tenho de escutar os jovens porque são mais inteligentes.

Na semana passada eu li numa revista um artigo no qual jovens executivos davam receitas simples e práticas para qualquer um ficar rico. E eu aprendi muita coisa. Aprendi por exemplo, que se eu tivesse simplesmente deixado de tomar um cafezinho por dia, durante os últimos 40 anos, eu teria economizado R$ 30.000,00. Se eu tivesse deixado de comer uma pizza por mês teria economizado R$ 12.000,00 e assim por diante. Impressionado peguei um papel e comecei a fazer contas, e descobri para minha surpresa que hoje eu poderia estar milionário.

Bastava eu não ter tomado as caipirinhas que eu tomei, não ter feito muitas das viagens que fiz, não ter comprado algumas das roupas caras que eu comprei, e principalmente não ter desperdiçado meu dinheiro, em itens supérfluos e descartáveis.

Ao concluir os cálculos percebi que hoje eu poderia ter quase R$ 500.000,00 na conta bancária. É claro que eu não tenho este dinheiro. Mas se tivesse sabe o que este dinheiro me permitiria fazer? Viajar, comprar roupas caras, me esbaldar com itens supérfluos e descartáveis, comer todas as pizzas que eu quisesse e tomar cafezinhos à vontade. Por isso acho que me sinto feliz em ser pobre. Gastei meu dinheiro com prazer e por prazer, porque hoje com 61 anos não tenho mais o mesmo pique de jovem, nem a mesma saúde, portanto viajar, comer pizzas e cafés não fazem bem na minha idade e roupas hoje não vão melhorar muito o meu visual.

E recomendo aos jovens e brilhantes executivos, que façam a mesma coisa que eu fiz. Caso contrário eles chegarão aos 61 anos com um monte de dinheiro, mas sem ter vivido a vida”.

“Não eduque o seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz. Assim, ele saberá o valor das coisas, não o seu preço”

Se você fosse uma pessoa que se dedica ao tema Educação Financeira, qual seria a sua reação ao fazer essa leitura ? Decepção completa ? Ao menos um balde de água fria … ?

Na minha opinião o foco está errado … estão comparando economia com pão durismo. O que seria o “certo” ? Indicar que a pessoa tivesse um espaço em seu orçamento mensal destinado a estes extras, você já tem que ter determinado o valor que o seu orçamento permite gastar mensalmente com restaurantes, com roupas, com extras completamente “fora do padrão” (como o cafézinho, por exemplo). Dizer “pare de onda, gaste à vontade” é a pior das orientações que uma pessoa sem muito controle financeiro poderia receber …

Quando falei em pão durismo, é porque a pessoa que se priva de absolutamente tudo o que for possível, tudo o que não seja referente aos gastos básicos, nunca chegará a lugar algum. Sim, poderá ser o proprietário de uma conta bancária bem gorda … porém, por ter obtido este valor sendo sovina, se acostumará com isso e nunca conseguirá aproveitar o que foi conquistado. Uma indicação de leitura sobre o tema é o livro “O Sovina e o Perdulário“.

A pessoa que segue a primeira orientação, de não gastar nada, com nada, está errada. A pessoa que segue a segunda orientação, de gastar à vontade para “ser feliz”, está errada. O ideal é sempre encontrar o equilíbrio, gastar com o que dá vontade, de vez em quando – quando possível -, e segurar os gastos quando for necessário. Por este motivo sugeri a criação de um item em seu orçamento doméstico justamente para esse tipo de gastos. Você pode, até um valor já pré determinado.

Mas … quem sabe a dica de não gastar (ou ao menos segurar o máximo possível estes gastos) não venha a ser a única orientação possível para determinada pessoa que não consegue “de forma alguma” destinar um percentual de seus ganhos para a formação de seu colchão de segurança, para a criação de uma poupança ? (não a caderneta, mas sim o acumulo de algum dinheiro para investimentos …) Quem sabe a única parte do orçamento dessa pessoa que possa sofrer um corte seja justamente a parte dos extras ? (isso é comum para quem tem um orçamento muito apertado)

Viva ! Seja Feliz !! Seja Rico !!! Seja Educado Financeiramente !!!! Mas acima de tudo: saiba filtrar e processar as dicas que são dadas. 😉