Clube do Pai Rico

Cheques sem fundo aumentam abril, mas apontam desaceleração

Só aqui no Brasil mesmo … não está na hora de “aposentarem” de vez o talão de cheques ? 🙂

Cheques sem fundo aumentam abril, mas apontam desaceleração, diz Serasa
da Folha Online

O volume de cheques sem fundo cresceu 6,2% em abril, com 22,2 devoluções a cada mil compensações, em relação ao mesmo período do ano passado (20,9 a cada mil compensados), segundo pesquisa da Serasa Experian. Ao todo, foram devolvidos em abril deste ano 2,27 milhões de cheques, e compensados 102,50 milhões.

O resultado, segundo os técnicos da Serasa Experian, reflete ainda os efeitos da crise financeira internacional sobre a atividade econômica, “gerando desequilíbrios tanto no fluxo de caixa das empresas como no orçamento doméstico”.

A entidade pondera, no entanto, que a alta em abril foi “sensivelmente menor” que a verificada ao longo do primeiro trimestre de 2009, “sinalizando um início de abrandamento dos efeitos da crise sobre a inadimplência com cheques”.

No acumulado do ano até abril, o volume de cheques devolvidos a cada mil compensados cresceu 16,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. De janeiro a abril deste ano, foram devolvidos 23,3 cheques a cada mil compensados, enquanto nos quatro primeiros meses de 2008, a proporção ficou em 20. No total, foram devolvidos 9,63 milhões de cheques no primeiro quadrimestre de 2009, e compensados 413,99 milhões.

Em relação ao mês anterior, houve queda de 9,8%, após ter apresentado o maior patamar em 18 anos. No terceiro mês de 2009, foram 24,6 devoluções de cheques a cada mil compensações.

Segundo a Serasa Experian, o recuo na variação mensal deve-se os efeitos sazonais, “tendo em vista que em abril encerra-se o período de acúmulo de compromissos do início do ano (como IPTU, IPVA, material escolar)”.