Clube do Pai Rico

Livros ||| Paul Allen: O homem por trás do mito

Definir Paul Allen em apenas uma palavra ? Diversificação. 🙂

Pensou que falaria alguma coisa relacionada à tecnologia, à Microsoft ? Não não, Paul Allen é um diversificador nato. E um baita de um sortudo, hehehe. 😉

Uma biografia bem interessante, mostrando da infância até a atualidade, sua dedicação aos estudos, à programação, sua paixão pelo futuro. Uma figura bem diferente daquela retratada – e muito bem lembrada no livro – no filme “Piratas do Vale do Silício“, onde aparentemente era um mero coadjuvante …

Em “Paul Allen: O homem por trás do mito” (Campus/Elsevier, 2011) fiquei com a nítida impressão de que muito do sucesso da Microsoft se deve a ele, e não somente à Bill Gates (retratado por muitos como o único ser pensante da empresa, tanto em termos de programação como na figura de vendedor das ideias). Não há como negar a forte veia empreendedora de Bill Gates, que volta e meia briga pela primeira colocação na lista dos mais ricos do mundo da Forbes, mas se não tivessem todo um sistema que funcionasse redondinho, não seria a empresa que é. (ou seria que foi ?)

Por que falei sobre diversificação ?

Falei por causa da vida “pós MS” de Allen, que passa por diversas áreas. Quer ver ? Ele é um dos envolvidos no projeto vencedor do “X Prize”, que premiou a primeira nave particular que atingisse a órbita terrestre, voltasse e repetisse a tarefa após poucos dias. Ele é proprietário de um time de basquete e um de futebol americano. Além de ser investidor de dezenas (para não dizer centenas) de empresas no ápice da bolha.com. Ganhou dinheiro em algumas … perdeu em outras …

Mas aparentemente a diversificação não fica somente no lado “investidor” da coisa, Paul Allen é envolvido em muitos projetos voltados ao bem maior, à comunidade como um todo. Tem um parque/museu voltado ao meio musical (uma de suas paixões). Também tem envolvimento com um projeto que pretende mapear o cérebro humano (de todas as formas possíveis …)

Acho que esse tipo de diversificação eu concordo … hehehe. (não entendeu ?)

Naquela época tudo era mais difícil …

Mas o ponto alto, a meu ver, é a parte do livro dedicada ao início de tudo, ao aprendizado da programação, ao desenvolvimento dos primeiros softwares, ao uso dos terminais (afinal o pc ainda não existia …). Pensar no uso “compartilhado” de um computador, com horas contadas (e pagas) é muito diferente do que temos hoje. Imaginar um jovem Paul Allen ou um jovem Bill Gates vasculhando latas de lixo em busca de material para estudo … consegue ? 🙂

A leitura reforça ainda mais o conceito de que o trabalho árduo faz parte da jornada. A dedicação, o estudo, o empenho … tudo faz parte do dia a dia de quem quer chegar lá. 😉

Um ótimo livro ! Gosta de informática ? Empreendedorismo ? Sonha com um futuro diferente do atual ? Inspire-se com essa leitura. 😀

Nota do Site:
4 Moedas

Paul Allen: O Homem Por Trás do Mito
Paul Allen

Editora: Campus Elsevier
Ano: 2011
Edição: 1
Número de páginas: 336
Acabamento: Brochura
Formato: Médio