Clube do Pai Rico

Pergunte ao Pai Rico ||| 188

Pergunta:

Olá, tenho só 20 anos mas já me dedico estudando o mercado de ações, como sou novo não tenho muito capital pra investir (55k) e comecei investindo na OGXP3, tenho duas dúvidas em relação a IR que confundem a todos, primeiro quando eu tenho que começar a fazer a declaração anual do IR já que eu só faço graduação e não trabalho e se eu vender apenas 20mil por mês pra não ter que pagar imposto eu consigo mesmo me livrar do IR e não preciso declarar nada, é só vender menos de 20 mil por mês e ficar quieto?!

Além dessas dúvidas com IR, queria uma opinião mais experiente sobre estratégia mesmo, pois hoje alcancei o valor que tinha pretendido alcançar em 2014 investindo no Tesouro Direto, devo então continuar com as ações e ir acompanhando até 2014, que era a data estipulada, pra ver se continua valorizando ou devo liquidar essas ações e investir em algo mais seguro e menos rentável como o próprio TD?!

Obrigado e aguardo conselhos..
RMA.


Resposta:

Boa tarde Rodrigo,

Pouco ? Saiba que se formos fazer um levantamento junto à população veremos que isso é uma verdadeira fortuna !!! 😀

Vamos às suas perguntas:

1- Você precisa começar a fazer a sua declaração anual de imposto de renda a partir do momento que começou a investir em ações. Não importa se você é isento de outras fontes, a declaração das ações é obrigatória.

2- É quase isso, ao vender menos de R$ 20.000,00 em ações em um mês você estará isento do pagamento do IR sobre o lucro auferido naquele mês. Mas a declaração do lucro em sua declaração anual permanece sendo necessária … você precisa apresentar a sua carteira e os lucros por ela obtidos. É dessa forma que você poderá comprovar a origem do aumento de seu patrimônio. 😉

Já a terceira parte da sua questão acabou não ficando muito clara … (ao menos para mim :))

Você pretendia ter um valor x em 2014 no Tesouro Direto, mas se referiu ao dinheiro ganho com as ações … Foi ai que confundiu tudo, hehehe.

Mesmo não entendendo direito … veja se o que foi proposto neste post não lhe parece interessante: Quando a diversificação é bem vinda

Abraços !

    Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu twitter

    Sua dúvida

    (*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico